Bananas comercializadas no ETSP são do Vale do Ribeira

Notícias
Tipografia

O Vale do Ribeira é a maior região produtora de banana no Estado de São Paulo. Responsável por quase 90% da produção paulista. Sendo que a bananicultura é uma das principais fontes de renda para os moradores locais e de muitos empreendimentos agrícolas que retiram, da cidade de Registro, a fruta para a comercialização. 

Grandes empresas que atuam dentro da CEAGESP possuem a produção rural, nesta cidade, que fica há 200 km de distância da capital paulista, com aproximadamente 56.123 habitantes. “É uma região que tem muita umidade, e que se adaptou muito bem para o cultivo da banana. Ela fica em uma posição estratégica entre os estados de Curitiba e São Paulo. Então você consegue atender tanto a região sudeste e sul do país”, explica um dos sócios proprietários da Frutas Rocha, Oswaldo Rocha Filho. 

Conhecido como a “Capital do Vale” ou “Capital do Chá”, este município tornou-se oficialmente o Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo, por ter sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria neste Estado. 

O prefeito de Registro, Gilson Fantin também mencionou o clima como uma das principais causas que fizeram a cidade uma das maiores produtoras da fruta do Estado de São Paulo e do País. "A bananicultura se estabeleceu na região devido às condições climáticas favoráveis, como inverno pouco intenso, chuvas bem distribuídas ao longo dos anos e proximidade aos grandes mercados consumidores. Outro fator importante foi a instalação da cultura nas várzeas de terras férteis ao longo do Rio Ribeira de Iguape e posterior expansão para áreas de terras secas, além da disponibilidade de mão-de-obra para as lavouras" disse o prefeito.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.