Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Tropeiro vegano e hambúrguer de grão de bico com pinhão

Tropeiro vegano e hambúrguer de grão de bico com pinhão

Ingrediente do Sul ganha destaque em receitas exóticas por todo o país

Quem é do Sul do Brasil, mais precisamente do Estado do Paraná, já está acostumado com a iguaria. Nessa época do ano, com o clima mais frio, pinhão cozido na panela ou assado na chapa do fogão à lenha, é sempre uma boa pedida! O pinhão é a semente da Araucária. Ele se forma dentro das pinhas e sua polpa é comestível.

Composto basicamente de amido - fonte de energia para o corpo –ainda é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Estima-se que cada seis unidades somem 175 calorias aproximadamente.

E cada vez mais o pinhão vem ganhando destaque no cenário gastronômico nacional. É um ingrediente exótico, saboroso, com textura diferente e gosto de história. No entanto, sua oferta corre risco em decorrência da pouca quantidade existente de Pinheiros Araucária. Muitas ações têm sido realizados para impedir sua extinção. Enquanto os ambientalistas se preocupam com o reflorestamento, os profissionais da gastronomia valorizam a iguaria, ressaltando o potencial do pinhão na alimentação. E isso, inclusive, já virou tema do livro “O Pinhão na Culinária”, apontado como um dos finalistas do Gourmand World Cookbook Awards 2015, o Oscar da literatura Gastronômica Regional.

A chef Mônica Rangel afirma que a iguaria é neutra e tem sabor suave, podendo combinar com qualquer receita, seja doce ou salgada. O grande desafio é fazer com que o pinhão se destaque dos outros ingredientes. “Qualquer coisa pode fazer com que o pinhão suma, é preciso ter cuidado”, diz. Que tal conferir a receita de Tropeiro Vegano com Pinhão e Hambúrguer de Grão de Bico preparados com pinhão?

Para preparar e servir, a chef utilizou produtos de cerâmica da indústria catarinense Ceraflame. As peças são atóxicas, 100% resistentes a choques térmicos, podendo sair do fogão direto à mesa.

Tropeiro Vegano

Ingredientes

250 g de feijão carioquinha

Pinhão picado a gosto (já cozido)

60 g de pimentão verde picado

60 g de abobrinha picada

60 g de berinjela picada

60 g de cogumelo de paris picado

80 g de alho socado

200 g de cebola picada

50 g de cheiro verde picado

30 g de trigo sarraceno

100 ml de azeite

Sal a gosto

Modo de fazer

Cozinhe o feijão até ficar ao dente e tempere no azeite com metade da cebola e do alho. Quando frio escorra o caldo. Em uma panela coloque a outra metade da cebola e do alho no azeite e deixe suar um pouco, acrescente a abobrinha, a berinjela e o pimentão e deixe dourar. Acrescente o cogumelo e em seguida o feijão sem o caldo e salgue a gosto. Finalize com a cebolinha, o trigo sarraceno e o pinhão picado. Sirva com hambúrguer de grão de bico, couve e arroz.

Hambúrguer de Grão de Bico

Ingredientes

½ xícara de grão de bico cozido e escorrido

½ xícara de pinhão cozido e picado em cubos bem pequenos

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 cenoura crua ralada finamente

½ cebola picada

2 colheres de sopa de salsinha picada

2 colheres de sopa de aveia em flocos finos

1 colher de sopa de farinha de rosca sem glúten

Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de fazer

Aqueça o azeite e refogue a cenoura, a cebola, a salsinha, e a aveia. Tempere com sal e pimenta. Reserve. Amasse o grão-de-bico e o pinhão com garfo ou use o processador até formar uma pasta grossa. Junte os demais ingredientes e misture manualmente. Adicione a farinha de rosca até dar liga e mexa mais. Divida a massa e modele os hambúrgueres. Leve à geladeira por 1 hora, no mínimo. Asse em grelha ou no forno.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.