A Cebola Nacional é um dos produtos mais comercializados no Entreposto Paulista. Sendo que segundo o relatório da Companhia, em 2016, foram vendidas mais de 100 mil toneladas, em geral. Isso envolvendo todos os tipos.

Originário da China, o fruto chegou aqui em 1971, por meio de sementes importadas da França pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A maior parte do Kiwi comercializado no Brasil provém de importação. O País compra principalmente da Itália, Nova Zelândia e do Chile.

O Brasil é líder mundial de produção e exportação de laranja, Por ano, são mais produzidas 16 milhões de toneladas. O Estado de São Paulo é o principal produtor, com a produção anual de mais de 12 milhões de t anuais, segundo os dados do IBGE, em 2015. Na CEAGESP, a fruta é o produto mais comercializado. Segundo o balanço realizado pela Companhia, no ano de 2016, foram mais de 300 mil toneladas vendidas. 

O Jornal Entreposto, recentemente, em abril deste ano, realizou uma edição especial relatando o cenário nacional da bananicultura. Nele, foi mostrado que o Brasil ocupa uma posição de destaque no âmbito mundial. Sendo um dos principais produtores de banana, ficando entre a terceira e a quarta posição, segundo os dados do IBGE. Por ano, são produzidas cerca de 7 milhões de toneladas. Porém, o País está preocupado com a propagação de um fungo que vem atingindo outros países e devastando todo o cultivo da fruta. Classificado como Raça 4 tropical, ou TR4, é uma nova subespécie do agente patogênico causador do Mal-do-Panamá. Ela ataca as variedades da prata, maçã e nanica. 

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.