Kiwi é o produto importado que está em plena safra na CEAGESP

Notícias
Tipografia

Originário da China, o fruto chegou aqui em 1971, por meio de sementes importadas da França pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A maior parte do Kiwi comercializado no Brasil provém de importação. O País compra principalmente da Itália, Nova Zelândia e do Chile.

A fruta precisa de temperaturas baixas para o cultivo, por isso, as principais regiões produtoras ficam no Sul e Sudeste. Tendo o Estado do Rio Grande do Sul como o maior produtor de Kiwi, precisamente, a cidade de Farroupilha. Por ano são produzidas em média, no município, 1200 toneladas.

A fruta é muito utilizada na forma de suco e de sorvetes. Além de ser muito nutritiva e benéfica à saúde. “O kiwi apesar de pequena, é uma fruta que é extremamente rica em diversos nutrientes, inclusive possui mais vitamina C do que uma laranja. É uma excelente fonte de potássio, Vitamina E, proteína, cálcio, ferro, magnésio E fósforo”,  explica a nutricionista Ana Júlia Canfild.

Na CEAGESP, o produto importado está em plena safra. De acordo com a tabela de sazonalidade, no mês de julho a produção começa a melhorar e a partir de agosto fica forte. A fruta é um dos produtos mais comercializados no Entreposto paulista.

De acordo com a Companhia, em 2016, foram mais de 20 mil toneladas vendidas. Sendo que só no primeiro trimestre deste ano, já são mais de 5 mil t. O Kiwi vindo do Chile, por exemplo, em agosto do ano passado, obteve 1.483 t. Foi o mês que o produto deste país teve a maior comercialização.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.