Mercamadrid e Mercabarna, as Centrais de abastecimento da Espanha

Notícias
Tipografia

A principal Central de abastecimento do país é o Mercamadrid. Segundo a Companhia é o maior mercado europeu de alimentação perecível e o segundo em nível mundial, depois da unidade de Tsukiji do Japão.

Por ano, são comercializados mais de 2,5 milhões de toneladas de produtos, em geral, oriundos de mais de 40 países. Sendo que só ano de 2016, as empresas de frutas e hortaliças do Mercamadrid movimentaram mais de 1,8 milhão de t. O que representa 36% de todos os produtos hortifrutícolas consumidos na Espanha. 

Diariamente, mais de 17 mil veículos passam pelo local. Em um espaço total de 1.761.568 m2, são mais de 800 empresas instaladas, dividindo em três setores: frutas e hortaliças; pescado; e de carnes. 

Já o Mercabarna que fica localizado em Barcelona, foi o primeiro mercado europeu na comercialização de frutas e hortaliças. Possui a melhor concentração de frio em Espanha, incluindo 800 mil m3 de instalações de refrigeração convencionais e congeladas. Formado por mais de 700 empresas em um espaço de 170.000 m2. 

Por ano, chega a movimentar mais de 2 milhões de toneladas. Funciona das 9hrs da manhã até às 18hrs. Por dia, o Mercado recebe a visita de mais de 20 mil pessoas. Em 2017, o Mercabarna celebrou, no dia 08 de outubro, 50 anos de existência. Este ano, além da data comemorativa, o Mercado recebeu o prêmio de Excelência Empresarial 2017. Isso pelo reconhecimento do projeto de implantação de infraestruturas e telecomunicações. 

O próximo encontro da WUWM acontecerá em Barcelona, na Espanha, entre os dias 16 e 18 de abril de 2018. Será o 33º evento da entidade, quando será discutido o futuro dos mercados atacadistas, e a responsabilidade social e eficiência como fatores chaves na administração dos entrepostos. 

A data irá coincidir com a Alimentaria, a maior feira do ramo gastronômico da Europa, que terá como tema a dieta do Mediterrâneo, que foi considerada um patrimônio intangível pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.