É tempo de pêssego

Notícias
Tipografia

Os pêssegos selvagens, pequenos e amargos, foram descobertos e primeiro cultivados pelos chineses, dez séculos antes de Cristo,36 séculos atrás. Os agricultores chineses, através de seleção e cruzamento – melhoramento genético, transformaram o pêssego numa fruta saborosa, graúda, suculenta e colorida.

O pêssego se tornou um produto comercial valioso e símbolo de imortalidade na China. Os pêssegos se espalharam pela Ásia, encontraram na Pérsia (Irã) um clima excepcional e chegaram ao Mediterrâneo 140 anos Antes de Cristo, onde foram cultivados nos pomares romanos. Hoje o pêssego está espalhado por todo o mundo. 

O Brasil é o 13º maior produtor de pêssego do mundo, com 1% de participação na produção mundial, segundo a FAO. O pêssego é uma fruta muito sazonal, que produz somente em alguns meses do ano. A melhor época de produção varia com região. O plantio em diferentes regiões brasileiras e a importação abastecem o ceasa paulistano. 

O pêssego é uma planta de clima frio. Ele precisa de um certo número de horas abaixo de 7,2º C para florescer e completar a formação de suas gemas vegetativas e floríferas. A necessidade de horas de frio depende da variedade e pode ir de 100 a 1000 horas. 

Variedades especiais foram desenvolvidas para os fruticultores paulistas pelos pesquisadores do Instituto Agronômico e pela pesquisadora da EMBRAPA Dra. Maria do Carmo Bassols Raseira, que permitem a produção em climas mais quentes.

A diversidade das variedades é imensa. Temos pêssegos alongados, arredondados e achatados, com ou sem bico, com polpa branca ou amarela, caroço solto, preso ou semi-preso, fundente e crocante, casca creme, vermelha, arroxeada ou amarela, sabor mais doce ou mais ácido, graúdo, médio ou miúdo. 

Agora é tempo de pêssego. A safra vai de setembro a fevereiro. A produção paulista é a primeira, seguida pelos pêssegos do Paraná, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A produção paulista é próxima do mercado paulistano. As regiões agrícolas maiores produtoras no Estado de São Paulo são Itapeva, Campinas, Bragança Paulista e Avaré.

Um cartaz foi desenvolvido pela CEAGESP para ajudar na promoção do pêssego. O varejista e o atacadista podem imprimir o cartaz do pêssego com o logo da sua empresa. 

Aproveite. É tempo de pêssego: suculento, gostoso, colorido, cheiroso.

*Anita de Souza Dias Gutierrez. Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da CEAGESP.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.