Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Chuvas intensas trazem prejuízos aos agricultores

Chuvas intensas trazem prejuízos aos agricultores

Notícias

Mesmo com toda a tecnologia disponível que colabora com a agricultura no País, alguns fatores do tempo e do clima ainda são imprescindíveis para cada cultura. Algumas precisam, por exemplo, de chuvas constantes e outras menos.

O problema é quando há uma abundância no volume pluviométrico em uma só determinada região há um prejuízo enorme para os agricultores.

O MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2016, teve que pagar a marca de R$ 1,3 bilhão em seguros. O principal motivo: quebras de safra decorrentes de adversidades climáticas provocadas pelo fenômeno climático El Niño.

Em novembro do ano passado, na região de São Carlos, o volume recorde de chuva ocasionou em prejuízos para muitos produtores. Em uma plantação de tomate, por exemplo, foram perdidos 800 pés, principalmente por conta de fungos que se desenvolvem com a umidade.

O verão começou oficialmente, no dia 21 de dezembro, às 14h28 e terminará no dia 20 de março, às 13h15. Segundo os especialistas do setor, a previsão é que esta estação seja bem chuvosa. 

Nesse período, os preços, por exemplo, da alface são mais elevados devido ao aumento do consumo atrelado a uma dificuldade maior para o agricultor cultivar pelo fato de a temperatura ficar mais elevada, uma vez que o clima é menos favorável ao cultivo dessa hortaliça.

“É nessa época que geralmente a qualidade da alface produzida fica comprometida e os preços são elevados”, é o que explica o engenheiro agrônomo Roberto de Albuquerque Melo.

De acordo com as informações da Climatempo, a expectativa sobre o comportamento da chuva e da temperatura é maior em relação ao verão do que nas outras estações. A maior parte da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste ocorrerá principalmente na primeira metade do verão. Excesso de calor deve ser destaque em fevereiro.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.