México: uma referência a ser seguida

Notícias

O México é muito conhecido mundialmente por causa da culinária e dos produtos comercializados. Assim como o Brasil, o país possui características muito parecidas e uma Central de Abastecimento que gera uma economia muito forte para a região.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a CEAGESP é o maior mercado atacadista da América Latina e o terceiro maior do mundo. Em um espaço de mais de 700 mil metros quadrados, ela possui mais de 3 mil empresas atacadista e varejistas.

De acordo com o balanço anual realizado pela Companhia, em 2017, foram vendidos mais de 4 milhões de toneladas de produtos hortifrutigranjeiro.
A CEAGESP comercializa diversos produtos para o Brasil inteiro e importa de mais de 18 países.

O Portal Entreposto já realizou matérias falando sobre os Mercados atacadistas de outros países, como foi no caso do Chile com o Lo Valledor. Além dos dois Entrepostos existentes na Espanha: Mercabarna, em Barcelona e o Mercamadrid, Madrid. Para conferir essas e outras matérias na íntegra, acesse a edição virtual aqui.

Fazendo uma breve analogia com a Central de Abastecimento do México, Abasto, por exemplo, fundada em 1982, muito mais nova que a Ceagesp, ela é a maior do mundo em extensão com 840 mil metros quadrados. Possui cerca de 3,7 mil empresas atacadistas e por ano chega a comercializar mais de 11 milhões de toneladas.

Ela chega a representar cerca de 30% dos produtos hortifrutigranjeiro do país mexicano. Por dia, passam mais de 50 mil veículos. O país, por exemplo, é um dos poucos países que apostam na exportação de FLVs, principalmente de verduras.

De acordo com os dados do Mapa da Fruticultura Mundial, divulgado, recentemente, pelo Rabobank - multinacional holandesa bancária e de serviços financeiros, na última década, o México expandiu sua posição proeminente no mercado norte-americano e o mercado doméstico da União Europeia continua a crescer.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.
publicidade