Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Brasil com foco na exportação de frutas

Brasil com foco na exportação de frutas

Notícias

O Brasil está empenhado de vez no comércio exterior de frutas. O País que é um dos maiores produtores mundial na fruticultura, ocupando a terceira posição. Porém, em relação à exportação, o resultado obtido até então não era nada satisfatório.

Pensando nessa situação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, anunciou no dia 04 de janeiro, um novo projeto com o objetivo que em dois anos, tenha um aumento de pelos 50% do volume de exportações. 

Em 2017, segundo dados oficiais, mais de 780 mil toneladas de frutas foram enviadas ao mercado externo. O que representa cerca de 2,5% do volume de toda a produção nacional. Hoje, esses números colocam o País na 23ª posição do ranking mundial de países exportadores.

A expectativa da Abrafrutas é de que, com este projeto, as exportações de frutas brasileiras alcancem a marca recorde de US$ 1 bilhão até o fim de 2019.

“Alguns gargalos impedem maior competitividade da fruticultura brasileira, por isso é importante a adoção de políticas de médio e longo prazos, compreendendo parceria público-privada em conexão com as demandas de mercado”, afirma o assessor da Secretaria Executiva do Mapa, Ricardo Cavalcanti.

No ano passado, por exemplo, a Espanha foi um modelo para o Brasil. Isso se deve, porque, o país é um dos principais exportadores na Europa.
O Entreposto chegou a realizar uma matéria especial sobre a agricultura espanhola que pode ser conferida na íntegra na edição virtual por aqui.

Na cidade de Madrid, aconteceu, entre os dias 18 a 20 de outubro, a Fruit Attration, que é a principal feira do setor da União Europeia e o Brasil foi um dos convidados especiais. 

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.