Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Batata, a poderosa hortaliça

Batata, a poderosa hortaliça

Notícias

A batata é um dos alimentos mais consumido no mundo inteiro. Na Ceagesp, por exemplo, a hortaliça ocupou a terceira colocação de todos os produtos comercializados, em 2017.

No Brasil, segundo a Embrapa, a batata é a hortaliça mais importante, com uma produção anual de 3,5 milhões de t, em uma área de cerca de 130 mil hectares. Sendo que a produção, no País, chegou a faturar R$ 3,6 bilhões, em 2017.

De acordo com Associação Brasileira da Batata (ABBA), o agronegócio da batata envolve algo em torno de 5 mil produtores, em 30 regiões de sete estados brasileiros (MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA).

A maior parte da produção nacional é comercializada in natura, sendo apenas 10% destinados ao processamento industrial, nas formas de pré-frita congelada, chips e batata palha.

Altamente saborosa, a batata possui um verdadeiro arsenal de nutrientes para o nosso organismo. Com pouca quantidade de gordura, na forma natural, ela, em 100 gramas, possui, em média, 65 calorias. Além disso, ela contém vitaminas do complexo B e C, fora importantes sais minerais como fósforo, ferro, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo.

Comparado aos dois terços da produção destinados ao processamento nos países do Nordeste da Europa, o uso industrial é muito baixo por aqui.
A batata faz parte de um grupo de alimentos mais consumido no mundo inteiro.

Sendo que, no Velho Continente, no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os soldados e a população utilizavam como a única fonte para o sustento. Hoje, em todo o mundo, aproximadamente 341 milhões de t são produzidas anualmente.

No maior mercado atacadista da América Latina, a CEAGESP, ela é um dos produtos mais comercializados. Ocupa uma posição de destaque, sendo a primeira do setor diverso e a terceiro de todos os alimentos.

De acordo com a companhia, em 2017, foram mais de 263 mil t vendidas. Sendo que em comparação com o ano anterior, em 2016, foram mais de 240 mil t. No ano passado, a batata lisa, em geral teve um aumento do preço em 48,8%.

Segundo a tabela de sazonalidade, a batata nacional tem uma produção forte, no ETSP, a partir do mês de dezembro. É o melhor momento para a compra, sendo que ela é comercializada em sacos de 25 e 50 kg.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.