Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Piedade tem 30% de produção de morango do Estado de SP

Piedade tem 30% de produção de morango do Estado de SP

Notícias

A cidade é uma das principais fornecedoras de hortifrútis para a Ceagesp e também para outras principais Centrais de abastecimento do País. Com a economia voltada exclusivamente à agricultura, ela se destaca na geração de emprego no campo. Um exemplo do potencial que ela possui é que Piedade é uma das maiores produtoras de Morango do Brasil.

Piedade, município há 128 quilômetros de distancia de São Paulo, região de Sorocaba, possui cerca de 80% do PIB – Produto Interno Bruto voltado exclusivamente para a agricultura. A população rural só vem crescendo anualmente na região.

Sendo que entre os anos de 70 e 90, por exemplo, ela foi a maior produtora de cebola do País. E não somente nisso, outro fator que colaborou com a horticultura foi a imigração japonesa.

Hoje, ela se destaca no cultivo de algumas frutas como caqui, laranja, pêssego e morango. Este por último, por exemplo, representa cerca de 30% da produção do Estado. Além de abastecer o mercado interno, a fruta também é exportada. No ano passado, Piedade conseguiu vender 20 toneladas para o Japão.

A questão é que a cidade é uma das principais fornecedores de alimentos FLVs – Frutas, Legumes e Verduras para a CEAGESP. De acordo com os dados da Diretoria de Agricultura de Piedade, cerca de 160 produtos na zona rural eram enviados à Central de Abastecimento de São Paulo.

Uma das hortaliças mais produzidas é a alface. Segundo os dados da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, em dezembro de 2017, mais de 3 toneladas foram distribuídos para as principais Ceasas do País. Isso a coloca em primeiro lugar dos municípios que ofertam este produto.

Outro item como a cenoura, nesse mesmo período, foram mais de 5 t, ficando atrás apenas de Patos de Minas (MG), com 7,6 t.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.