Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Saiba a origem do nome, Pimenta-do-Reino
Advertisement

Saiba a origem do nome, Pimenta-do-Reino

Notícias

Originário da Ásia, a pimenta-do-reino ou pimenta preta é muito utilizada na culinária brasileira, no preparo de muitos pratos. É, praticamente, um tempero imprescindível nas cozinhas, isso devido ao seu sabor picante.

Segundo alguns historiadores, a especiaria era chamada, antigamente, de pimenta de Portugal, durante o período colonial, pois, ela vinha de lá para o Brasil. Depois passou a ser conhecida como pimenta-do-reino.

Uma curiosidade da época é que durante a colonização existia um forte comércio da pimenta. Na ocasião, a especiaria teve seu valor tão elevado que foi utilizado como moeda de troca. O grão chegou até a valer como ouro.

Hoje, além de ser um condimento essencial, a pimenta também chega a fazer muito bem à saúde. Pois, ela possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórios e cicatrizante no caso de úlceras.

Segundo o estudo realizado por pesquisadores da Universidade Sri Venkateswara, na Índia, ela estimula o metabolismo e pode ser de grande ajuda no combate à obesidade, pois contrasta o acúmulo de gorduras no corpo.

A Ceagesp não chega a comercializar a pimenta preta, mas sim as pimentas vermelha, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi, entre outras.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.