Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Como saber se o produto é orgânico?

Como saber se o produto é orgânico?

Notícias

Os alimentos orgânicos vêm conseguindo cada vez mais espaço nas escolhas dos brasileiros. Não é de hoje, que esse tipo de produção chama a atenção dos consumidores, mas que agora ganha uma fatia significante no mercado empresarial.

Segundo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), o mercado externo continua a pleno crescimento, sendo que 2017, o setor faturou algo perto de US$150 milhões de dólares em exportações, no grupo de 50 associados do Organis. E Em 2018, o Brasil terá crescimento em torno de 20% de novos produtos e caso a cadeia animal se desenvolva poderá chegar a 30%

“As empresas associados ao ORGANIS representam já faturamento de cerca de R$ 2,5 bilhões de reais, sendo que grande parte tem em sua linha produtos convencionais e orgânicos, mas a cada ano a fatia de produtos orgânicos vem crescendo a taxas mais altas do que as linhas de produtos convencionais”, explica Ming Liu.

Para o público em geral, como saber se o produto que está comprando de fato é orgânico?

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para vender na feirinha, o produtor sem certificação deve apresentar um documento chamado Declaração de Cadastro, que demonstra que ele está cadastrado junto ao MAPA e que faz parte de um grupo que se responsabiliza por ele. Neste caso, só o produtor, alguém de sua família ou de seu grupo pode estar na barraca, vendendo o produto.

Essa Declaração deve ser mostrada sempre que o consumidor e a fiscalização pedirem. Já os produtos vendidos em mercados, supermercados, lojas, devem estampar o selo federal do SisOrg em seus rótulos, sejam produtos nacionais ou estrangeiros.

Se o produto for vendido a granel deve estar identificado corretamente, por meio de cartaz, etiqueta ou outro meio. Os restaurantes, lanchonetes e hotéis que servem pratos orgânicos ou pratos com ingredientes orgânicos devem manter à disposição dos consumidores listas dos ingredientes orgânicos e dos fornecedores deste ingredientes.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.