Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Águas de março, chuvas intensas nos primeiros meses prejudicam FLVs

Águas de março, chuvas intensas nos primeiros meses prejudicam FLVs

Notícias

Esta estação não está nenhum pouco com a cara de verão que todos nós conhecemos. Pelo menos, no caso da região Sudeste, pois, tivemos até um clima que parecia mais o inverno. Os paulistanos tiveram que sair de casa utilizando casacos.

Até mesmo os cariocas sofreram com tudo isso, em Varre-sai, por exemplo, município do Rio de Janeiro, no dia 04 de fevereiro, o termômetro chegou a registrar apenas 13 graus.

A questão é que essa mudança de característica da estação prejudica totalmente a sazonalidade de diversas culturas no campo. As fortes chuvas, por exemplo, ocasionadas, desde o final do ano passado e continuando nos primeiros meses de 2018, estão fazendo não somente com que os preços fiquem elevados, mas também afetando com a qualidade dos alimentos produzidos.

Em São Paulo, por exemplo, no município de Itapetininga, este clima chuvoso está prejudicando o cultivo das hortaliças. “As precipitações influenciam no aumento da umidade do ar e isso contribui para a presença de doenças como a requeima, antracnose, míldio e a mancha angular bacteriana” é o que explica Lucas Nogueira, técnico agrônomo da Casa da Agricultura de Itapetininga.

No caso da cenoura, por exemplo, em Minas Gerais, por causa desse período com essa intensidade pluviométrica ficou com a raiz deformada. Consequência disso, ela chegou a ser comercializada acima da média para o mês de fevereiro. Na Central de abastecimento de Minas Gerais, CeasaMinas, em janeiro, teve um aumento de 38,85%.

Não é algo de agora, as variações climáticas estão ocasionando diversos problemas ao longo do tempo. O Entreposto chegou a fazer uma matéria especial, na edição de janeiro de 2017, DEPOIS DE DOIS VERÕES COMPLICADOS, AGRICULTORES TÊM EXPECTATIVA POSITIVA PARA ESSA ESTAÇÃO. Edição que pode ser lida na íntegra, acesse aqui.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.