Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Preço da cebola está de chorar nas Ceasas do Brasil

Preço da cebola está de chorar nas Ceasas do Brasil

Notícias

A cebola, que é um dos ingredientes essenciais na culinária brasileira e também de diferentes cozinhas pelo mundo afora, está fazendo muitos compradores chorarem na hora da compra e não no momento de descascar o alimento.

A questão é que isso se deve por causa dos preços, pois, nos primeiros meses do ano, nas principais Centrais de Abastecimento do País, por exemplo, o item se encontra com o valor bem acima da média para este período.

Segundo o Boletim Hortigranjeiro da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, no caso da unidade de Recife, em janeiro, o aumento foi de aproximadamente de 44%. Outras elevações relevantes também ocorreram nos mercados atacadistas de Curitiba (17,78%), de Vitória (22,74%), de Goiânia (33,42%), de Fortaleza (25,27%) e do Rio de Janeiro (18,49%).

De acordo com o último índice de preço divulgado pela Ceagesp, em fevereiro, o preço da cebola nacional teve um aumento de 27,6%, em relação a janeiro. Sendo que no mês anterior, também, o produto esteve em alta, porém dessa vez de 6,8%.

Um dos grandes motivos que ocasionaram nessa situação, no cenário nacional, foi por causa da diminuição da oferta da região tanto no Nordeste quanto no Sul. No Entreposto paulista, os preços estão abaixando, isso porque, a entrada de outros produtos internacionais está fazendo os valores ficarem mais em conta, como no caso da holandesa.

Na empresa atacadista Gaúcho, que fica localizada no pavilhão BPD, nos Boxes 85,86 e 87, o saco de 20 quilos, por exemplo, pode ser encontrado por 42 reais, sendo que o produto vem da região de Santa Catarina. Como a colheita terminou antes das chuvas, a situação do preço não chegou a ser afetada.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.