Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Frutas da época: Por que devo comprá-las?
Advertisement

Frutas da época: Por que devo comprá-las?

Notícias

O consumo de frutas e hortaliças é um importante componente de uma dieta saudável e seu consumo em quantidade adequada pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Nesse sentido, vale a pena buscar as frutas e hortaliças sazonais.

A sazonalidade é relacionada à época em que o cultivo rende frutos naturalmente, sendo colhidos exatamente no tempo certo e nas condições climáticas ideais, o que proporciona uma série de benefícios.

Quais são esses benefícios?

  • Preços mais acessíveis;
  • Maior concentração de nutrientes (é natural que elas se desenvolvam e captem mais nutrientes do solo em que estão crescendo. Por esse motivo, podem apresentar valor nutricional muito maior do que quando consumidas fora de época);
  • Costumam ser maiores e mais bonitos;
  • Mais saborosos e aromáticos;
  • Mais fáceis de serem encontrados e adquiridos.

Como saber quais são as frutas e hortaliças da época?

Acesse o site do Ceagesp e você poderá encontrar uma tabela da safra, produtos com preços mais estáveis, entre muitas outras dicas.

A sazonalidade dos alimentos pode influenciar o comportamento alimentar?

Sim. Pode estar relacionada à oferta e variedade de alimentos que as pessoas se propõem e podem consumir, por exemplo, em uma família de baixa renda a sazonalidade permite a aquisição de algum item mais constantemente ao passo que, no próximo mês, terá itens diferentes.

Outro exemplo que podemos citar é que devido a sua maior suculência, frutas e verduras sazonais são uma alternativa interessante para estimular o consumo saudável por crianças e adolescentes. Ambas as situações citadas permitem trabalhar a diversidade alimentar.

Como os restaurantes podem se beneficiar da sazonalidade?

Além do custo reduzido, trabalhar com a sazonalidade permite instigar o chef ao seu lado mais criativo, fugindo da obviedade, inclusive, para preparar pratos inovadores. Ao frequentador, pode fomentar curiosidade por aguardar uma mudança no cardápio com hortifrúti saboroso.

Então podemos dizer que a sazonalidade permite um consumo consciente?

Sim, pois do lado do agricultor e comerciante, envolve a economia de insumos do plantio, geração de emprego e redução na energia utilizada em câmaras, estufas e transportes. Do lado do consumidor, gera menos desperdício alimentar.

Como a sazonalidade pode ser resumida?

Coma frutas e verduras variadas o ano todo!

Nathália Cristina Romanato D’Abruzzo

Sobre a autora Nutricionista, Personal Diet, Coach Nutricional e Pós-Graduada em Nutrição Clínica. Com experiência em atendimentos individuais e em grupo, atua com adultos, gestantes, idosos, praticantes de atividade física e portadores de doenças gastrointestinais, alergias e intolerâncias alimentares. Defende a importância de se buscar sabor e saúde, sem perder o prazer em comer. Trabalha a Nutrição além da estética. Conheça mais dessa profissional em: www.nutrinathaliadabruzzo.com.br e pelo Instagram @nathalia.nutri.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.

Você quer saber mais sobre a época dos produtos?

Preços e Sazonalidades

 

Guia de Produtos