Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Você sabe como higienizar corretamente frutas, verduras e legumes?

Você sabe como higienizar corretamente frutas, verduras e legumes?

Notícias

Tanto nas frutas quanto nas hortaliças podemos encontrar sujeiras, insetos, vírus, parasitas e bactérias causadores de diarreia, hepatite A, cólera ou rotavírus.

A não correta lavagem desses alimentos podem ocasionar infecções intestinais e verminoses sendo um risco principalmente em grupos de risco como idosos, gestantes, crianças e pessoas com baixa imunidade.

Por isso, você consumidor final ou proprietário de empresa que prepara refeições, deve sempre atentar para esse cuidado BÁSICO e IMPRESCINDÍVEL. Alimentos higienizados são alimentos seguros!

Você vai precisar de:

  • Uma escova com cerdas macias, próprias para lavar frutas e legumes.
  • Uma bacia ou tigela grande utilizada somente para esse fim.
  • Água sanitária (sem qualquer aditivo, como fragrâncias ou detergentes) com concentração de cloro de 2 a 2,5% ou hipoclorito de sódio.
  • Pode-se comprar o hipoclorito de sódio nos mercados, quitandas, sacolão ou farmácias.

1ª Etapa: desinfecção (todos)

1. Selecione bem as frutas e verduras, retirando as partes estragadas.
2. Lave-os bem para tirar a sujeira. No caso das verduras, lave folha por folha. Com relação às frutas, lave com delicadeza, como é o caso das uvas que não podem cair do cacho.
3. Limpe-os bem com a escova (exceto folhas pequenas e/ou sensíveis, como alface, agrião, espinafre, etc.; e frutas delicadas como morango e uva).
4. Deixe-os mergulhados por 15 minutos numa tigela com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou 10 gotas de hipoclorito de sódio. Não deixe a mais nem menos de tempo.
5. Ao término, retire a solução e enxágue bem.

Como armazenar em casa?

No caso das verduras, seque folha por folha com papel toalha e armazene em um pote ou refratário com tampa de boa vedação dentro da geladeira. Em relação às frutas, o mesmo deve ser realizado.
Em frutas com casca não-comestível, a desinfecção é recomendável próxima ao momento de consumir.

Sobre a autora

Nathália D’Abruzzo é Nutricionista, Personal Diet, Coach Nutricional com foco clínico e comportamental. Com experiência em atendimentos individuais e em grupo, atua com com os mais diversos públicos, além de portadores de doenças crônicas como cardiovasculares, gastrointestinais, hipertensão e diabetes, alergias e intolerâncias alimentares. Defende a importância de se buscar sabor e saúde, sem perder o prazer em comer. Trabalha a Nutrição além da estética. Conheça mais dessa profissional no Facebook @dranathalia.nutri e pelo Instagram @nathalia.nutri.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.