Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Produção de tilápia no País vem crescendo anualmente

Produção de tilápia no País vem crescendo anualmente

Notícias

A Tilápia, sem dúvida, é a mais importante espécie de peixes cultivados no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura, esse tipo de pescado representa 51,7% da Piscicultura nacional, com números positivos ao longo dos anos. Isso porque, no ano passado, foram mais de 357 toneladas.

A Embrapa fez uma comparação de 10 anos, de 2005 a 2015, e constatou que a produção aumentou em mais de 220%. Um dos motivos que levaram a esse crescimento está relacionado com a modernização e a intensificação da produção tanto em tanques-rede em reservatórios como nos viveiros escavados.

No ano de 2005, por exemplo, a produção de tilápia no País foi de 67.850,50 toneladas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Esse resultado obtido ao longo dos anos coloca o Brasil entre os quatro maiores produtores do mundo.

De acordo com o relatório realizado pela Intrafish, que é uma publicação muito respeitada na Noruega, o país chinês lidera o ranking com uma produção de aproximadamente 1,8 milhão de toneladas por ano. A Indonésia fica na segunda posição, com 1,1 milhão de t e logo depois vem o Egito, com 800 mil t.

No Brasil, o estado do Paraná é o maior produtor desse tipo de peixe do País, com 105.392 toneladas. A espécie participa com 94% da produção total de peixes cultivados do Estado. Santa Catarina, São Paulo e Ceará são também outros grandes produtores.

A novidade é que pesquisadores, em São Paulo, estão estudando um programa de melhoramento genético da Tilápia. A área de base de estudo pertence a uma empresa que chega a produzir por mês mais de 300 toneladas em 392 tanques.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp e vai custar algo em torno de R$ 1 milhão. A previsão é que em dois anos seja finalizado, tendo como objetivo principal fazer com que ganhem mais rendimento de filé e sejam mais resistentes a doenças.

Na Ceagesp, por exemplo, a Tilápia é um dos peixes mais comercializados. De acordo com o balanço realizado pela Companhia de abastecimento, no ano passado, foram comercializadas mais de 4 mil toneladas.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.