Entreposto - Ceagesp, Ceasa - 5 Dicas para ajudar no abastecimento do seu hortifrúti

5 Dicas para ajudar no abastecimento do seu hortifrúti

Notícias

A greve dos caminhoneiros no país está afetando os mais diversos setores da economia, entre eles, o de hortifrúti. Com a falta de combustível para o transporte de legumes, frutas e verduras, os comércios especializados nesse setor estão sofrendo com a falta de abastecimento de novos produtos.

Com isso, Carlos Pinotti, diretor e consultor da indústria Start Metalúrgica, companhia especializada em bancas e expositores para hortifrúti, orienta os proprietários de supermercados e hortifrútis com dicas para garantir mais durabilidade nos produtos em estoque para evitar perdas nas vendas. Veja:

Ter uma câmara fria adequada com o tamanho e a demanda da loja, para evitar o máximo de perda possível. "É positivo ter uma quantidade a mais no estoque nesses casos, mas é preciso calcular para evitar perdas desnecessárias. Com isso, tenha uma câmara fria que possa armazenar a quantidade correta de acordo com o seu potencial de vendas. Em épocas de estiagem de alguns produtos, tente reservar um espaço a mais para poder ter um bom estoque e garantir mais vendas", afirma Pinotti;

Ter contato com fornecedores que são produtores e que possam atender em períodos de paralização, entregando com mais facilidade. "Uma fornecedor de confiança e que tenha um programa logístico bem calculado, que garanta atendimentos de emergência em situações como essa".

Manter um estoque regular, controlando a exposição, e repondo somente conforme a demanda. "Alguns produtos do hortifrúti devem ser expostos por um curto período de tempo, para que mantenham a frescura, sabor e nutrientes. Com isso, o controle de estoque é fundamental para garantir vendas a longo prazo".

Utilizar bancas metálicas em inox, para garantir higiene e durabilidade do produto, pois além de serem de fácil limpeza, o inox mantém uma temperatura mais 'fria' do que a madeira em si. "Isso ajuda a conservar melhor os produtos do hortifrúti, diminuindo os riscos de apodrecimento prematuro dos legumes, frutas e verduras".

Expor os produtos sempre em bancas rasas, garantindo que não tenha perdas dos produtos que ficam embaixo, seja pelo peso ou desgaste. "Apenas tendo uma melhor exposição em sua loja, trabalhando melhor o layout da área de venda e tendo bancas rasas em inox, específicas para diminuir o desperdício, o proprietário aumenta a rentabilidade e o giro do estabelecimento" finaliza o executivo.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.