Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Abelhas têm uma parcela importante na produção de flores

Abelhas têm uma parcela importante na produção de flores

Notícias

Até mesmo o grande físico Albert Einstein já mencionou que se as abelhas se extinguissem da terra, a humanidade teria no máximo mais quatro anos de vida, pois sem elas, não há polinização, o que acabaria com a cadeia alimentar.

Elas possuem um trabalho primordial para a polinização para a floricultura. Elas podem visitar cerca de 7 mil flores por dia, atuando como agentes fundamentais para o equilíbrio do ecossistema.

Segundo a FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, as abelhas são responsáveis por pelo menos um terço da produção mundial de alimentos - 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas dependem dos polinizadores.

Elas são tão importantes, que a FAO definiu o dia 20 de maio, como o Dia Mundial da Abelha.

Já no Brasil, elas são responsáveis por 30% da produção. Por isso, a Apicultura está diretamente interligada com este setor. No País, estima-se a existência de mais de 3.000 espécies diferentes de abelhas, mas apenas pouco mais de 400 estão catalogadas.

A Bayer, por exemplo, tem um programa, já há mais de 25 anos, de proteção para as abelhas. A empresa alemã, ainda, orienta aos clientes sobre os cuidados com a utilização de defensivos.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.