Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Salmão do Chile: do Pacífico para as mesas brasileiras

Salmão do Chile: do Pacífico para as mesas brasileiras

Notícias

É de conhecimento de todos os vínculos que unem o Brasil e o Chile. Uma relação comercial que perdura a mais de 20 anos, regida pelo Acordo de Complementação Econômica 35 entre o Chile e o Mercosul, o que permitiu, nesse período, um aumento de intercâmbio comercial em 3 vezes, sem dúvida, uma evolução positiva para ambos.

Nós chilenos, também, nos vemos beneficiados, como por exemplo, com a indústria automobilística brasileira, e, por sua vez, o consumidor brasileiro soube apreciar a qualidade dos alimentos chilenos: desfrutar do azeite extra virgem, brindar com vinho de qualidade, ou apreciar os intensos sabores dos frutos do mar do Chile. 

O salmão chileno é um grande exemplo, já que é um dos pescados mais consumidos no Brasil. Só em 2017, o Chile exportou mais de US$ 580 milhões de salmão, aumento de 11% em comparação ao ano anterior. E isso se reflete no acesso do consumidor final, tal como indicam os relatórios Euromonitor, as vendas nos supermercados aumentaram 18% entre 2014 e 2016. 

Mas claro, este crescimento não foi gratuito. Para ganharmos a confiança do consumidor brasileiro houve uma união de esforços entre as empresas exportadoras de salmão e o setor público, que foi materializado através de nossa marca Setorial “Salmón de Chile”.

O esforço realizado pelas empresas da marca setorial “Salmón de Chile” foi imprescindível para enaltecer a presença deste nobre produto nos diferentes mercados. Se compararmos os últimos cinco anos, a exportação de salmão chileno para o Brasil, cresceu quase 20%.

Através de campanhas massivas tais como publicidade em meios tradicionais (revistas, via pública, etc), redes sociais e eventos como cooking shows e degustações, se buscou a disseminação dos atributos do salmão chileno, fazendo com que o consumidor final fosse capaz de reconhecer a versatilidade do pescado e arraigar a cultura de que o salmão pode perfeitamente fazer parte mesa do brasileiro no dia a dia.

Efetivamente conseguimos grandes resultados, mas sabemos que ainda há muito por fazer e temos a missão permanente de aperfeiçoar cada aspecto, na medida do possível.

Portanto, como país, nós estamos comprometidos a seguir aprofundando nossos laços e a preferência do consumidor. Também existem eventos de grande envergadura que geram circunstancias que permitem acercar ainda mais os produtos chilenos do Brasil.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.