Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Censo Agro 2017 divulga perfil do campo

Censo Agro 2017 divulga perfil do campo

Notícias

Divulgado no dia 26 de julho, dois dias antes do do Dia do Agricultor, os resultados preliminares do Censo Agro 2017. A pesquisa, que durou cinco meses e visitou diversas propriedades rurais pelo Brasil, foi realizada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O objetivo principal do Censo é permitir ter o conhecimento e quantificar os estabelecimentos agropecuários e os trabalhadores do campo. Com esse levantamento foi possível traçar um perfil do setor, como por exemplo, segundo os dados preliminares, o País tem cinco milhões de propriedades rurais. Uma diminuição de aproximadamente 2%, em relação ao último realizado em 2006.

Já a área destinada à agricultura e pecuária, os números mostram um crescimento de 5% no país, comparado ao ano de 2006. Ao todo são 350 milhões de hectares, sendo que 86% são de terras próprias.

Também foi possível saber o perfil dos trabalhadores rurais. São mais de 15 milhões de profissionais que atuam no campo, sendo que 75% são do sexo masculino, com a idade entre 30 e 60 anos. A maioria sabe ler, escrever, o que corresponde a 77% e produz em áreas de até 50 hectares.

Outro detalhe importante é o número crescente de mulheres na agricultura. Hoje, elas representam cerca de 18%, um aumento considerável, já que em 2006, a participação era apenas de 12%.

A novidade é que pela primeira vez, o Censo levantou dados sobre a cor ou a raça. De acordo com a base de dados, a população parda e negra representa cerca de 52%, ou seja, mais de 2 milhões de pessoas.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.