Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Tulipa, a flor símbolo do agronegócio

Tulipa, a flor símbolo do agronegócio

Notícias

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a tulipa não é originária dos Países Baixos, mas sim da Turquia. Segundo os historiadores, a flor foi levada para Holanda, em 1569, pelo botânico Conrad Von Gesner. Atualmente, o país holandês é o maior produtor dessa flor do mundo, exportando cerca de 2 bilhões de bulbos para mais de 80 países.

O Entreposto já fez um especial sobre o país: MAIS DE 4 MILHÕES DE TONELADAS DE CEBOLAS HOLANDESAS SÃO VENDIDAS NO ETSP.  No Brasil, a produção de tulipas só acontece no período de março até setembro. Sendo que ela é muito sensível ao calor. Os bulbos são importados da Europa e mantidos em câmaras frias, com temperaturas por volta de 3ºC negativos.

Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento – MAPA, autorizou a importação de tulipas do Chile. As importações de bulbos do chilenos, além de requererem inspeção no ponto de entrada em nosso território e estarem livres de solo e substrato, devem ter Certificado Fitossanitário declarando que o local de produção/cultivo foi inspecionado e se encontra livre das espécies: Rhizoglyphus echinopus, Tulip Breaking Virus - TBV, Pratylenchus crenatus, Ditylenchus dipsaci.

Todas estas regulamentações são fundamentais para assegurar a proteção da agricultura interna do país, evitando a entrada e o estabelecimento destes organismos e os danos econômicos consequentes.

A cidade de Holambra, interior de São Paulo, a 140 km da capital, é onde fica a maior produtora a Terra Viva. Em um espaço de mais 3,5 mil metros quadrados, a empresa já chegou a vender, no ano, mais de 800 mil flores no mercado interno e exportar mais de 1,2 milhão.

Já na maior Central de abastecimento da América Latina, a Ceagesp, onde há a maior feira de flores do Brasil, são comercializadas, anualmente, mais de 40 mil toneladas de flores e plantas. Isso colocar o setor de floricultura na sexta colocação do departamento que mais contribui financeiramente ao Entreposto paulistano.  No ano passado, por exemplo, foi faturado cerca de 270 milhões de reais.

A empresa Pretty Flowers está na Ceagesp há mais de 13 anos. Ela comercializa diversos tipos de flores, inclusive a Tulipa. Localizada na Feira de Flores da Ceagesp no Box 330/331. Devido ao clima da primavera, no momento, o empreendimento trabalha por encomenda.

Vale ressaltar que por ser muito delicada, a colheita é feita com a flor ainda fechada. Muito utilizada em festas, celebrações com decorações, arranjos e buquês, ela consegue durar, dependendo dos cuidados, entre 7 a 12 dias. Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, por conta das temperaturas altas.

Atualmente, graças aos diferentes cruzamentos genéticos e ao aprimoramento das técnicas de cultivo, existem diferentes cores de tulipas para agradar o consumidor. As principais cores encontradas no mercado ficam por conta do amarelo, vermelho, rosa, roxa, branca e também negra.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.