Entreposto - Ceagesp, Ceasa - JE entrevista Andres Cartes, produtor e gerente da empresa chilena Araucania Flowers

JE entrevista Andres Cartes, produtor e gerente da empresa chilena Araucania Flowers

Notícias

"Acreditamos que há uma oportunidade muito interessante porque no Brasil o consumo de flores é relativamente alto e o mercado é grande. Se houver tulipas no mercado local, acreditamos que há espaço para um produto premium, que é o que podemos oferecer"

E -  Há quanto tempo vocês estão produzindo tulipas no Chile e por ano, vocês produzem em que quantidade?
Andres Cartes - Há 10 anos produzimos tulipas no Chile. Podemos produzir até 40.000 hastes por semana e por ano temos cerca de 1.000.000 hastes.

E - Quais são as variedades de tulipas que vocês trabalham?
Andres Cartes - As cores que temos são vermelhas, amarelas, brancas, rosas, roxas, laranjas e bicolor (vermelha-amarela). Durante a temporada, ocupamos diferentes variedades de cores para garantir a qualidade. Algumas variedades se comportam melhor no início da temporada e outras mais no final.

E – No Chile, como é realizada a logística, já que é um produto muito sensível?
Andres Cartes - O armazenamento do produto é feito em câmaras frias e o transporte é o mais frio possível. Trabalhamos com parceiros logísticos que nos permitem chegar em 24 horas da nossa estufa em Santiago ou em 48 horas para São Paulo. Quanto menor o tempo de envio, maior o tempo de qualidade da flor para o cliente.

E – Quais são os cuidados que têm que ser tomados na produção?
Andres Cartes - A temperatura e a umidade são principalmente controladas, além dos nutrientes na irrigação, que dependem do perfil da água. A produção é hidropônica, então não há terra. É uma produção livre de produtos químicos e pesticidas porque não há problemas de pragas ou insetos.

E – Vocês estão chegando pela primeira vez, no Brasil, qual a expectativa e o porquê vocês estão investindo no País?
Andres Cartes - Acreditamos que há uma oportunidade muito interessante porque no Brasil o consumo de flores é relativamente alto e o mercado é grande. Se houver tulipas no mercado local, acreditamos que há espaço para um produto premium, que é o que podemos oferecer. Tendo este tipo de produtos no mercado local, o consumidor apreciará facilmente a diferença. O consumidor brasileiro sabe identificar um produto de alta qualidade. A distribuição e o posicionamento devem ser desenvolvidos gradualmente para garantir um bom crescimento no futuro.

E – Você já teve a oportunidade de conhecer a Holambra, onde possui o maior centro atacadista de comercialização de flores ornamentais da América?
Andres Cartes - Estivemos em Holambra e vimos o leilão. É um lugar impressionante e o paraíso de um comprador de flores. Como produto de importação, acreditamos que trabalharemos com grandes players no mercado de flores no Brasil.

E – A Ceagesp possui a maior feira de flores do País, existe a possibilidade do produtos de vocês chegarem a ser comercializados por aqui?
Andres Cartes - Claro, se houver espaço para trabalhar flor de alta qualidade nas condições certas, vamos ver nossas tulipas nas instalações da Ceagesp.

 

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.