Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Volkswagen dá mais um passo para produzir caminhões elétricos no Brasil
Advertisement

Volkswagen dá mais um passo para produzir caminhões elétricos no Brasil

Notícias

A Volkswagen Caminhões e Ônibus avança para agilizar a adoção de caminhões elétricos no Brasil: além de configurar novos modelos com solução exclusiva, acaba de anunciar a criação do inédito e-Consórcio em seu complexo de desenvolvimento e produção de Resende (RJ).

A decisão foi oficializada por Roberto Cortes, seu presidente e CEO, na Suécia, durante o Innovation Day do GRUPO TRATON, do qual o executivo é também membro do conselho.

É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

Lado a lado, a empresa também aprimora continuamente a tecnologia de seus modelos. Para isso desenvolveu uma solução de engenharia patenteada a partir de um projeto de arquitetura flexível que permite a rápida integração para utilização de componentes da TRATON e também de seus parceiros de aliança do Grupo. Isso demonstra a competência da VWCO no desenvolvimento de veículos elétricos e o comprometimento da marca em contribuir para a estratégia de campeão global da TRATON.

Nesse contexto, a família VW e-Delivery se expande com investigação no segmento de entrada em veículos comerciais, além de contar com os modelos de 11 e 14 toneladas. Em sua primeira exibição mundial, o caminhão-conceito VW e-Delivery de 4 toneladas já está baseado nessa configuração, assim como os demais veículos da plataforma elétrica.

“O GRUPO TRATON foi criado há pouco mais de quatro anos para transformar a indústria de transporte mundial. Desde a criação da VWCO em 1981, nós temos revolucionado o mercado de caminhões e ônibus e, com este objetivo, estamos investindo R$ 1,5 bilhão até 2021.

Desta vez, nosso time construiu de forma pioneira configurações de tecnologia e de modelo de negócios que vão facilitar a introdução desses veículos elétricos no cenário de transporte mundial”, afirma Roberto Cortes.

Essa expertise permitiu um acordo histórico entre a cervejaria multinacional Ambev e a VW Caminhões e Ônibus. No ano passado, a Ambev assinou uma intenção de compra para ter, até 2023, mais de 1/3 da frota de distribuição de parceiros da Ambev composta por caminhões elétricos da Volkswagen.

A iniciativa envolve 1.600 veículos movidos a energia limpa e é o maior projeto desse tipo já anunciado no mundo. As inovações da montadora estarão em testes pela primeira vez na Europa por jornalistas.

“Estamos prontos para todas as soluções. Nosso objetivo é, acima de tudo, apoiar a missão da TRATON de se tornar a campeã global da indústria de transporte”, enfatiza o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.