Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Arquivos

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - CEAGESP é o maior mercado atacadista da América Latina e o terceiro maior do Mundo. Por ano, são comercializados mais de 3 milhões de toneladas de produtos como frutas, legumes, verduras, flores e pescados em um espaço de 700 mil metros quadrados. O Entreposto paulista, localizado no bairro da Vila Leopoldina, Zona Oeste da capital paulista, recebe mercadorias de todo o canto do país e abastece os principais sacolões, hipermercados, feiras, grande varejões do Brasil em geral. 

Uma das frutas que está em plena safra nesse momento é o limão. Como a fruta gosta de clima quente, ela se desenvolve bem entre 23 e 32 graus, principalmente em regiões com alta umidade relativa do ar, que tornam os frutos mais suculentos. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a CEAGESP, disponibiliza no site, uma tabela com a sazonalidade dos produtos comercializados no Entreposto paulista. Nesta relação mostra o limão Taiti, até o mês de abril com uma produção muito forte. No mês de fevereiro, a fruta permaneceu no grupo dos produtos que ficaram com os preços em baixa. Segundo o relatório levantado: Análises E Estatísticas Da Comercialização Na Rede De Entrepostos 2016, de janeiro a dezembro, o limão é o quinto no ranking de produtos pelo volume em toneladas.

A CEAGESP lança no dia 2 de março o Festival do Camarão e Massas Ceagesp, dando sequência aos eventos gastronômicos de 2017 no Entreposto Terminal São Paulo. Este novo evento, que vai até 30 de abril, traz as opções de camarão que vêm fazendo sucesso, desde 2013, nos Festivais do Pescado e Frutos Mar, promovidos pela companhia, com as novidades em massas preparadas pelo Chef Juliano Braz, responsável pela cozinha dos Festivais Gastronômicos.

Antônio Carlos do Amaral Filho já não faz parte da presidência da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP. O motivo de sua saída, ainda não foi justificado pelo ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, órgão responsável pela administração do ETSP. Porém, desde janeiro, Amaral não preside.

O mamão é uma fruta tropical e uma das mais populares no país. A fruta exige temperaturas altas e de lugares com grande insolação, além de necessitar de muita água. Pode ser plantado em qualquer época do ano, porém o clima veraneio colabora bem com a produção. 

Neste calor, é recomendado por profissionais de saúde o consumo de alimentos leves e ingerir muito líquidos. A nutricionista Dra. Roberta Escolástico explica a vantagem de consumir, principalmente, em especial, a alface. “Comum nos pratos de muitos brasileiros, a alface é a primeira coisa que pensamos quando alguém fala em salada. Rica em nutrientes e clorofila, ela traz muitos benefícios para a saúde. Com baixíssimo teor calórico, o alimento pode ser consumido em grandes quantidades sem causar prejuízos ao organismo, pelo contrário. A cada 100g de consumo, existem apenas 15 calorias aproximadamente”, explica Dra. Roberta Escolástico.

A empresa de hortifrúti Ramirez Agrícola está há mais de 60 anos em atividade, desde 1956, tendo suas origens no Mercado da Cantareira. Já na CEAGESP, o empreendimento está desde o início, em um espaço amplo e arejado do pavilhão MFE-B, box 245 a 249. Iniciado pelo senhor Marcelino Vila Ramirez e continuado pelo saudoso Walter Pires Vila, que faleceu no ano passado, hoje, o comércio é administrado pela Lídia Pinha Vila e Lígia Pinha Vila Tavares, as duas são mãe e filha, respectivamente.

De acordo com os dados do Boletim Hortigranjeiro Prohort, divulgado no mês de fevereiro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ano de 2016 foi nada positivo, principalmente, para o setor de FLV – Frutas, Legumes e Verduras. Sendo que a quantidade de frutas e hortaliças comercializada nas principais Centrais de abastecimento, as Ceasas, do país caiu algo em torno de 3%, na comparação com o ano de 2015, totalizando cerca de 14 milhões de toneladas.