O Brasil produz aproximadamente 1,8 bilhão de abacaxis por ano. É o segundo maior produtor mundial, ficando atrás apenas da Tailândia. No país, segundo os dados da Embrapa, as principais variedades comerciais cultivadas são: a Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne e Jupi. Sendo que o Nordeste é a maior região produtora, o que representa 37,1% do total.

De acordo com FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a banana é a segunda fruta mais consumida no planeta, com 11,4 kg/ hab/ano. Por ano, o Brasil chega a produzir aproximadamente 7 milhões de toneladas.

Segundo os dados do SEBRAE, originário da Ásia, a lima ácida Tahiti, chamada popularmente de limão, é uma planta tropical de rápido crescimento, que alcança quatro a seis metros de altura. A copa é arredondada e bem enfolhada. As folhas são de tamanho médio e com formato elíptico.

A ameixa, ela é originária da Ásia e pertencente à família Rosaceae. Os maiores produtores da fruta são os Estados Unidos, China, Romênia, Rússia, Argentina e Chile. O Brasil não produz uma quantidade suficiente para abastecer o cenário interno, por isso, é necessária a importação da fruta. 

A laranja tem a origem da Ásia, no Sul da China. Segundo pesquisadores, ela foi levada do continente Asiático para o Norte da África e de lá para o Sul da Europa, isso na Idade Média. Da Europa foi trazida para as Américas na época dos descobrimentos, por volta de 1500. Hoje, é uma das frutas mais consumidas no mundo inteiro. Ela faz parte da família dos citros, assim como os limões, as limas, os pomelos, entre outros. 

A macieira é uma frutífera típica de clima temperado, da família Rosaceae. Ela pertence à mesma família da pereira, do pessegueiro, da ameixeira e da cerejeira. A fruta precisa de pequena exigência do frio, apresentando-se apta para produzir satisfatoriamente em condições de inverno brando. A temperatura ideal para o período vegetativo varia de 18 °C a 23 °C, não ultrapassando, no verão, os 25 °C.

Página 1 de 2