Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Frutas

O Brasil produz aproximadamente 1,8 bilhão de abacaxis por ano. É o segundo maior produtor mundial, ficando atrás apenas da Tailândia. No país, segundo os dados da Embrapa, as principais variedades comerciais cultivadas são: a Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne e Jupi. Sendo que o Nordeste é a maior região produtora, o que representa 37,1% do total.

A ameixa, ela é originária da Ásia e pertencente à família Rosaceae. Os maiores produtores da fruta são os Estados Unidos, China, Romênia, Rússia, Argentina e Chile. O Brasil não produz uma quantidade suficiente para abastecer o cenário interno, por isso, é necessária a importação da fruta. 

A laranja tem a origem da Ásia, no Sul da China. Segundo pesquisadores, ela foi levada do continente Asiático para o Norte da África e de lá para o Sul da Europa, isso na Idade Média. Da Europa foi trazida para as Américas na época dos descobrimentos, por volta de 1500. Hoje, é uma das frutas mais consumidas no mundo inteiro. Ela faz parte da família dos citros, assim como os limões, as limas, os pomelos, entre outros. 

Segundo os dados do SEBRAE, originário da Ásia, a lima ácida Tahiti, chamada popularmente de limão, é uma planta tropical de rápido crescimento, que alcança quatro a seis metros de altura. A copa é arredondada e bem enfolhada. As folhas são de tamanho médio e com formato elíptico.

A acerola é de origem da América Central. Sendo que segundo a Embrapa, ela se desenvolve e produz satisfatoriamente em clima tropical e subtropical, sendo resistente também a temperaturas próximas a zero grau centígrados. 

De acordo com FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a banana é a segunda fruta mais consumida no planeta, com 11,4 kg/ hab/ano. Por ano, o Brasil chega a produzir aproximadamente 7 milhões de toneladas.

Página 1 de 2