A alface é uma das hortaliças mais consumida pelo brasileiro. Por possuir poucas calorias, ela é essencial para quem quer manter uma alimentação balanceada. Com apenas 15 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela contém principalmente de água. Além de ser rica em carboidratos, fibras e proteínas. 

Cerca de 50 mil toneladas de couve-flor são produzidas no Brasil e a grande concentração do cultivo está na região Sul e Sudeste do País. Isso devido às condições climáticas exigidas pela cultura. No entanto, com o processo de melhoramento, já existem híbridos mais tolerantes às variações de temperatura e umidade, o que garante mais segurança a quem investe na cultura.

O repolho, junto com a alface é uma das principais hortaliças que fazem parte do cardápio dos brasileiros. Muito nutritiva e saborosa, a verdura é utilizada tanto na forma de salada quanto refolgada. Para a nutricionista Rafaela Sampaio, a verdura é muito boa para o corpo todo, mas ressalta a diferença nutricionais na hora do preparo.

De acordo com a Embrapa, os brócolis, brócolos ou couve-brócolos são variedades botânicas da espécie Brassica oleracea que pertencem à família Brassicaceae (crucíferas), da qual também fazem parte a couve-flor, o repolho, a couve e espécies distintas como a mostarda, o nabo, o rabanete, o agrião, entre outras.