Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Legumes

Segundo a Embrapa, a beterraba é uma raiz tuberosa, originária da Europa, pertencente à família Quenopodiácea, assim como a acelga e o espinafre verdadeiro. Existem três tipos de beterraba: a beterraba açucareira, usada para produção de açúcar, a beterraba forrageira, usada para alimentação animal e aquela cujas raízes são consumidas como hortaliça, sendo a mais conhecida no Brasil.

O chuchu está entre as 10 hortaliças mais consumidas no Brasil. Sendo que o País é um dos principais produtores da leguminosa do mundo. Originário da América Central, do México, o fruto se produz melhor em clima quente e úmido. Por isso, as regiões Sudeste e Nordeste se adequam melhor no cultivo desta hortaliça.

No maior mercado atacadista da América Latina, a CEAGESP, o pepino, nos meses de março e abril, tem uma produção forte, segundo a planilha de sazonalidade do Entreposto paulista.  É o melhor período para a comercialização deste legume. Porém, a partir de maio até julho, a situação inverte, ficando fraca. Assim, tendo uma leve melhora no mês de agosto.

O pimentão (Capsicum annuum) é uma espécie semiperene, que pertence à família das solanáceas, a mesma da batata, tomate, jiló, berinjela e das pimentas em geral. Oriundo do continente latino-americano, sobretudo do México e da América Central. Possuindo diversos formatos e cores.

Pertencente ao grupo das raízes tuberosas, a cenoura é originária de áreas temperadas da Ásia Central (Índia, Afeganistão e Rússia). Aqui, no Brasil, ela é uma hortaliça cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil, e está entre os cincos principais produtos cultivados no País.

O jiló é um fruto originário da Ásia ou da África, já que há uma discussão entre os pesquisadores. A questão é que ele introduzido no Brasil, no início do século XVII, com os escravos que vieram cultivar a cana-de-açúcar em Pernambuco. Pertencente à família Solanácea, a mesma família do tomate, da berinjela e do pimentão.

As pimenteiras são plantas originárias de regiões latinoamericanas de clima tipicamente tropical. Em regiões serranas de temperatura amena, o cultivo de pimenta pode ser feito de agosto a fevereiro. Entretanto, a época mais conveniente para a semeadura da pimenta ocorre nos meses de setembro a novembro em razão da sua maior exigência em calor. Em regiões de inverno quente, pode-se plantar o ano todo.

O tomateiro é originário da costa oeste da América do Sul, onde as temperaturas são moderadas (médias de 15 ºC a 19 ºC). A planta pode desenvolver-se em climas do tipo tropical de altitude, subtropical e temperado, permitindo seu cultivo em diversas regiões do mundo.  Sendo que as chuvas, assim como os grandes períodos de seca, estão entre as maiores preocupações na produção de tomate, já que impactam diretamente na produtividade e qualidade dos frutos.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.