Segundo a Embrapa, a beterraba é uma raiz tuberosa, originária da Europa, pertencente à família Quenopodiácea, assim como a acelga e o espinafre verdadeiro. Existem três tipos de beterraba: a beterraba açucareira, usada para produção de açúcar, a beterraba forrageira, usada para alimentação animal e aquela cujas raízes são consumidas como hortaliça, sendo a mais conhecida no Brasil.

O chuchu está entre as 10 hortaliças mais consumidas no Brasil. Sendo que o País é um dos principais produtores da leguminosa do mundo. Originário da América Central, do México, o fruto se produz melhor em clima quente e úmido. Por isso, as regiões Sudeste e Nordeste se adequam melhor no cultivo desta hortaliça.

No maior mercado atacadista da América Latina, a CEAGESP, o pepino, nos meses de março e abril, tem uma produção forte, segundo a planilha de sazonalidade do Entreposto paulista.  É o melhor período para a comercialização deste legume. Porém, a partir de maio até julho, a situação inverte, ficando fraca. Assim, tendo uma leve melhora no mês de agosto.

Pertencente ao grupo das raízes tuberosas, a cenoura é originária de áreas temperadas da Ásia Central (Índia, Afeganistão e Rússia). Aqui, no Brasil, ela é uma hortaliça cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil, e está entre os cincos principais produtos cultivados no País.

O jiló é um fruto originário da Ásia ou da África, já que há uma discussão entre os pesquisadores. A questão é que ele introduzido no Brasil, no início do século XVII, com os escravos que vieram cultivar a cana-de-açúcar em Pernambuco. Pertencente à família Solanácea, a mesma família do tomate, da berinjela e do pimentão.

As pimenteiras são plantas originárias de regiões latinoamericanas de clima tipicamente tropical. Em regiões serranas de temperatura amena, o cultivo de pimenta pode ser feito de agosto a fevereiro. Entretanto, a época mais conveniente para a semeadura da pimenta ocorre nos meses de setembro a novembro em razão da sua maior exigência em calor. Em regiões de inverno quente, pode-se plantar o ano todo.

Página 1 de 2