Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Soluções brasileiras na maior feira de produção e tecnologias de frutas do mundo

Soluções brasileiras na maior feira de produção e tecnologias de frutas do mundo

Especial Publicitário

As frutas brasileiras são um dos produtos de exportação com maior valor agregado em diversos mercados do mundo. Para que mantenham sua qualidade até o destino final, muitas milhas distantes do Brasil, precisam ser armazenadas e transportadas em embalagens que garantam proteção e sejam capazes de conservá-las frescas, nutritivas e saborosas até a mesa do consumidor estrangeiro.

Fornecedora de embalagens para os produtores do Vale do São Francisco (um dos 20 maiores exportadores de frutas do mundo), a Termotécnica desenvolveu a Linha DaColheita, que reúne as mais modernas soluções em EPS para o acondicionamento e transporte de frutas, legumes e verduras (FLV).

Estes produtos, destinados ao agronegócio, foram apresentados na Fruit Logistica – maior feira de produção e tecnologias de frutas do mundo - que aconteceu em Berlim, na Alemanha, de 7 a 9 de fevereiro.

A Termotécnica participou do evento no megaestande do Brasil, com apoio de Abrafruta e Apex Brasil. De acordo com Nivaldo Fernandes de Oliveira, diretor Superintendente da Termotécnica, “a conservação térmica, característica do EPS, somada à expertise da Termotécnica, faz com que as embalagens DaColheita mantenham as FLVs com excelente qualidade e reduzam de forma significativa o desperdício”.

A Linha DaColheita disponibilizou modelos específicos para acomodar diversos tipos de produtos, tais como uvas, figos, mangas, folhosas, entre outros. Integradas à base de traslado logístico Upally, também fabricada pela empresa, as soluções DaColheita proporcionam até 30% de redução no custo de frete.

100% Sustentável

Segundo Fernandes, o consumo do EPS em alguns países é prejudicado pela falta de informação sobre seu destino pós-consumo. “Muitos desconhecem que o EPS é 100% reciclável ou não sabem para onde enviar a embalagem pós-consumo”, acrescenta. Atenta a essa realidade, a Termotécnica é integrante da Global Packaging Alliance, parceria que reúne os principais fabricantes de EPS do mundo para troca de tecnologias e soluções em reciclagem. “São mais de 30 países – como Alemanha, Reino Unido, Espanha, Holanda, Portugal e França – que participam deste Acordo Internacional para Reciclagem. Estamos divulgando estes parceiros na Fruit Logistics para mostrar que nossa solução em EPS é 100% sustentável”. 

Maior do mundo

Maior feira de produção e tecnologia de frutas do mundo, a Fruit Logistica tem números representativos. Em 2017, reuniu 3.077 expositores, de 84 países e recebeu 76.200 visitantes, de 130 países. A feira oferece oportunidades de networking entre compradores, distribuidores e tomadores de decisão dos mais diversos setores da cadeia de abastecimento internacional do agronegócio.

Conheça a Termotécnica

A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento. Produz soluções para Embalagens e Componentes, Conservação, Agronegócios, Cadeia de Frio e Movimentação de Cargas.

Conquistou espaço, em 2015 e 2016, no Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2015, o Guia elegeu a Termotécnica a empresa mais sustentável do ano no Brasil na categoria Química e destacou sua atuação na categoria Gestão de Resíduos. Além disso, desde 2014, figura entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, segundo a Revista Você SA.

Aos 56 anos, tem sua trajetória marcada pelo empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

O EPS é um plástico inerte. É composto de 98% ar e é 100% reciclável, atividade realizada com baixo consumo de água e energia. A Termotécnica recicla 1/3 de todo o EPS pós-consumo disponível no mercado brasileiro. Desde 2007, com o início do Programa Reciclar EPS, mais de 35 mil toneladas de EPS já foram coletadas e retornaram ao mercado em novos produtos, como canetas, réguas, molduras, rodapés, etc.

Assine gratuitamente nosso newsletter e receba os informativos com as principais notícias da semana.