Abacaxi

Frutas

O Brasil produz aproximadamente 1,8 bilhão de abacaxis por ano. É o segundo maior produtor mundial, ficando atrás apenas da Tailândia. No país, segundo os dados da Embrapa, as principais variedades comerciais cultivadas são: a Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne e Jupi. Sendo que o Nordeste é a maior região produtora, o que representa 37,1% do total.

A fruta vem do abacaxizeiro, que é uma planta, por isso, ela é considerada, na verdade, uma reunião de várias flores. A época do plantio, de preferência, no início da estação chuvosa, o que facilita o firmamento das mudas. Não suporta clima muito frio. Sendo que a melhor temperatura situa-se entre 22 °C e 32 °C. 

Por isso, de acordo com a tabela de sazonalidade da CEAGESP, a produção do tipo Havaí começa a ficar forte a partir do mês de dezembro. Na Central de Abastecimento de São Paulo, o abacaxi é um dos produtos mais comercializado. Segundo o balanço anual da Companhia, em 2016, a fruta ocupou a 11º no cenário geral, por toneladas. No Entreposto paulista, a fruta é vendida em embalagem de madeira, contendo a caixa de 1 quilo. 

As características de sabor e aroma tornam a fruta muito apreciada para consumo fresco. Industrializada, ela pode ser consumida em calda (fatias ou pedaços) ou suco pasteurizado (concentrado ou não), além de geleias. A fruta contém uma grande quantidade de vitaminas A, C, B, além de zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio. 

A nutricionista Flávia Salvitti, que trabalha no Hospital São Paulo, ressalta os benefícios e os cuidados com a fruta. “O abacaxi tem baixo valor calórico, sendo que uma fatia grande contém em média 40 calorias. Recomenda-se consumir até cinco porções diariamente. Podemos dizer que ele facilita a digestão de proteínas. A acidez da fruta, somada à acidez do estômago, aumenta a capacidade de digerir esse tipo de alimento. Porém, não é indicado para quem sofre de gastrite, refluxo gastresofágico, úlcera e ferimentos na boca, pois a acidez da fruta causa grande desconforto”, explica Flávia Salvitti. 

 

variedades do abacaxi

Sazonalidades

Abacaxi Havaí JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Abacaxi Pérola JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp