Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Melancia
Advertisement

Melancia

Frutas

A melancia (Citrullus lanatus), de origem do Norte da África, ela é das espécies da família das Cucurbitáceas são predominantemente cultivadas pelos seus frutos. Segundo dados da Embrapa, o Brasil é o quarto maior produtor precedido por China, Peru, Irã. A produção brasileira equivale a 2.079.547 toneladas, sendo as regiões nordeste (BA, RN, PE), norte (PA, TO, AM) e centro-oeste (GO, MT, MS) as mais representativas, na safra 2013/14.

Existem disponíveis para o produtor variedades e híbridos de melancia adaptados às mais diversas condições de produção no país. Basicamente, são cinco os tipos de melancia: com semente; sem semente; mini (ou melancia baby); amarela; e vermelha.

O cultivo da melancia se bem manejado sob irrigação e adoção de bom nível tecnológico, atinge altas produtividades, pois esta cultura tem grande potencial no Nordeste brasileiro, visto que esta região dispõe de elevada luminosidade e altas temperaturas durante o ano inteiro. 

A fruta se adapta bem às zonas quentes e semiáridas, com alta luminosidade e temperaturas do ar entre 18 °C a 30°C, não tolerando temperaturas abaixo de 10 °C. A melhor época para o desenvolvimento da melancia é durante o período seco, pois nos períodos úmidos ela é mais suscetível a doenças. 

A melancia tem basicamente como destino o mercado “in natura”. Pode ser utilizada na fabricação de sorvetes e outras sobremesas, mas não há escala industrial no país.

Na maior Central de Abastecimento da América Latina, a CEAGESP, a fruta é uma das mais comercializadas no Entreposto paulista. Ocupando a sexta posição na classificação geral. De acordo com a Companhia, em 2016, foram mais de 110 mil toneladas vendidas. Ficando atrás apenas do mamão, maçã, batata, tomate e laranja, respectivamente. No setor de frutas, ela fica na quarta colocação.

Segundo a tabela de sazonalidade, a melancia tem uma produção forte no mês de dezembro e varia até abril indo para moderado. A partir de maio até agosto, o período é fraco, tendo uma leve melhora em setembro.

 

variedades da melancia

Sazonalidades


Melancia JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.