Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Manga

Manga

Frutas

A manga é originária da Índia e ela possui o nome científico Mangifera indica L. De acordo com os dados da Embrapa, a mangueira se adapta bem em áreas onde as estações secas e chuvosas. No País, Segundo o IBGE, produz anualmente mais de 1 milhão de toneladas da fruta. Tendo a capital, Distrito Federal, como a principal região produtora. Outros Estados também contribui com a produção, Bahia, São Paulo e Pernambuco.

A manga brasileira tem no mercado interno seu principal destino. Mas, ela está crescendo na exportação. De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, o Brasil exportou no ano passado, 156.337.273 kg de manga e lucrou US$ 184.342.375. 

Existem diversos tipos de mangas, mas no Brasil algumas são mais comuns como: a Kent, Palmer, Tommy Atkins e Rosa. A diferença entre elas está na coloração.

A fruta comercializada quase que exclusivamente na forma fresca, embora também seja encontrada como compota, suco integral e polpa congelada. Além de possuir um sabor adocicado, ela é nutritiva e faz muito bem à saúde. Ela também contém boas quantidades de vitamina C, E, complexo B e fitoquímicos que melhoram imunidade, otimizam o metabolismo e melhoram o funcionamento do sistema nervoso. 

Para o consumidor é importante salientar que ao levar a fruta para casa é importante mantê-la em local fresco. As mangas maduras duram em torno de dois dias fora da geladeira e cinco dentro do eletrodoméstico. Quando não for possível consumir toda a manga, uma alternativa é fazer polpa batendo no liquificador com água e congelar para uso posterior.

A manga é um dos produtos mais comercializados no Entreposto paulista. Tanto que ela ocupa a sexta posição do setor de frutas. De acordo com a Companhia, em 2016, foram vendidas mais de 95 mil toneladas. Sendo que só no primeiro trimestre de 2017, são mais de 27 mil t. Segundo a tabela de sazonalidade, a manga do tipo Tommy, ela começa a ter uma produção forte a partir do mês de outubro e vai até janeiro. Porém de fevereiro a agosto fica com a produção fraca no ETSP.

variedades do abacaxi

Sazonalidades


Manga Haden JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Manga Palmer JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Manga Tommy JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.