Tomate

Legumes

O tomateiro é originário da costa oeste da América do Sul, onde as temperaturas são moderadas (médias de 15 ºC a 19 ºC). A planta pode desenvolver-se em climas do tipo tropical de altitude, subtropical e temperado, permitindo seu cultivo em diversas regiões do mundo.  Sendo que as chuvas, assim como os grandes períodos de seca, estão entre as maiores preocupações na produção de tomate, já que impactam diretamente na produtividade e qualidade dos frutos.

No Brasil, a área de produção de tomate, segundo os dados levantados pelo IBGE é de aproximadamente 55 milhões de hectares. Goiás é o principal Estado produtor, acompanhado por Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Ceará.

No país são produzidos alguns tipos de tomates como, por exemplo, Tomate Carmem. Também é conhecido como tomate 'Longa vida', porque dura bastante. Além do holandês, Débora, Italiano, Cereja, Sweet Grapes, entre outras variedades.

Para o consumidor, a maneira mais adequada para guarda-lo é através de uma temperatura ambiente, por volta dos 13ºC. Não é recomendável colocar na geladeira, já que podem perder seu sabor e sua textura. O fruto é muito utilizado nos pratos dos brasileiros em forma de salada, acompanhada com alface, ou ela somente. Também, muito utilizada como molho industrial. O tomate é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

Na CEAGESP, o tomate começa a ter uma produção forte nos dois primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro. Março fica ruim, mas volta a melhorar, em abril. Porém, a partir de maio, a produção começa a ficar fraca e permanece até julho. De agosto a novembro tem uma leve melhora, mas só em dezembro que volta a fortalecer.O tomate é vendido, no Entreposto paulista, em caixas de 18 ou 20 quilos.

O item é o principal produto comercializado na Central de Abastecimento de São Paulo. Ele ocupa a primeira colocação do Ranking de Produtos pelo Volume em Toneladas do Setor de Legumes e o segundo no geral, ficando atrás apenas da laranja. Sendo que, em 2016, foram mais de 280 mil t vendidas.  Já no primeiro trimestre de 2017, o fruto ainda se mantém na liderança com aproximadamente 72 mil t.

variedades do tomate

Sazonalidades

Tomate JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Tomate Caqui JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Tomate Salada JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp