Pimentão

Legumes

O pimentão (Capsicum annuum) é uma espécie semiperene, que pertence à família das solanáceas, a mesma da batata, tomate, jiló, berinjela e das pimentas em geral. Oriundo do continente latino-americano, sobretudo do México e da América Central. Possuindo diversos formatos e cores.

No Brasil, as principais regiões produtoras ficam nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Segundo o levantamento do Sebrae, o País produz cerca de 350 mil toneladas de frutos em uma área de 13 mil hectares.

De acordo com a Embrapa, a colheita de pimentões é muito variável, o que depende muito da cultivar, das condições de cultivo e ambiental. Na culinária, os frutos podem ser consumidos verdes ou maduros, crus em saladas, no preparo de molhos, assados ou cozidos. Há cultivares que servem para a produção de páprica - pimentão em pó. Importante fonte de vitamina C, o pimentão atende às necessidades diárias de até seis pessoas.

Algumas variedades superam os teores encontrados em frutas cítricas, como laranja e limão. Mas, quando seco, a vitamina é quase totalmente eliminada, e no cozimento a perda chega a cerca de 60%. O pimentão ainda fornece boas quantidades de cálcio, fósforo e ferro e é dotado de baixa caloria, característica muito procurada pelos consumidores preocupados com o peso. Possui também propriedades que beneficiam pele, unhas e cabelos. 

Na maior Central de Abastecimento da América Latina, a CEAGESP, o item tem a maior produção nos meses de dezembro e janeiro, segundo a tabela de sazonalidade da Companhia. Sendo que de fevereiro a maio, começa a ficar moderada e nos meses de junho até julho, cai consideravelmente, retornando levemente a partir de agosto. 

O pimentão é comercializado no Entreposto paulista, em caixa de 10 kg. E é encontrado nas cores: vermelha, amarelo e verde. Ele é um dos mais vendidos no setor de legumes. De acordo com a Companhia, em 2016, foram mais de 47 mil toneladas vendidas, o que o coloca na sexta posição, ficando atrás apenas do tomate, cenoura, batata doce, pepino e chuchu, respectivamente. Ele está entre os 30 produtos mais comercializados no cenário geral. Já no primeiro trimestre de 2017, mais de 12 mil t.

 

variedades do Pimentão

Sazonalidades

Pimentão Amarelo JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Pimentão Verde JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Pimentão Vermelho JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp