Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Repolho

Repolho

Verduras

O repolho, junto com a alface é uma das principais hortaliças que fazem parte do cardápio dos brasileiros. Muito nutritiva e saborosa, a verdura é utilizada tanto na forma de salada quanto refolgada. Para a nutricionista Rafaela Sampaio, a verdura é muito boa para o corpo todo, mas ressalta a diferença nutricionais na hora do preparo.

“O repolho roxo, por exemplo, contém antocianinas, substâncias protetoras do coração. Por outro lado, o branco compensa na quantidade de vitamina A, no ácido fólico e no potássio. o ideal é comê-lo cru ou apenas levemente cozido. O calor destrói parte dos seus compostos anticancerígenos” explica a nutricionista. 

Além de ser nutritiva, a hortaliça é produzida em grande escala, porém sobre de perda do produto. De acordo com o professor de. Eng. Agr. Wilson Itamar Godoy, por causa da ineficiência da logística, no Brasil se perde de 10 a 20% no transporte. Sendo que basicamente caminhões devem transportar em caixas de papelão, sacos de aniagem ou polietileno de 25 a 32kg; A granel, exige que o veiculo tenha a carga protegida com lona, para que não haja ação do sol, chuva e outros fenômenos meteorológicos sobre a carga.

O repolho é uma hortaliça de clima frio, sendo que algumas variedades cultivadas podem sobreviver mesmo quando a temperatura chega a -10°C por curtos períodos de tempo. Algumas variedades cultivadas de repolho estão adaptadas a climas mais quentes e toleram temperaturas mais altas.

Existe um aproveitamento considerável de produtividade no plantio de híbridos, devido ao espaçamento menor e ao crescimento padronizado das plantas. Este tipo de plantio possui uma resistência maior, mais rendimento por área, maior produtividade, resultando em menos perdas finais.

O Estado de São Paulo é o maior produtor da hortaliça do país, o que corresponde por 22% de toda a safra nacional. Segundo o último levantamento da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Estado produz 322,7 mil toneladas por ano. Tendo a principal região produtora fica em Sorocaba, na cidade de Piedade.

De acordo com a tabela de sazonalidade da CEAGESP, a produção de repolho começa a ficar forte a partir do mês de abril até o mês de maio. No Entreposto paulista, a hortaliça está entre os 20 produtos mais comercializados na Central de Abastecimento. De janeiro a dezembro de 2016, foram mais 50 mil toneladas. No setor de verduras, ela ocupa a segunda posição, ficando apenas atrás da Alface com a comercialização de 54 mil toneladas, no mesmo período.

 

variedades do repolho

Sazonalidades


Repolho JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.