Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Mamão

Mamão

Frutas

O mamão é uma fruta bem adocicada que agrada ao paladar de muitos brasileiros. Ela costuma ser utilizada na forma de in natura, vitaminas, doces, sorvetes e muito mais. Além de ser rica em nutrientes, ela faz muito bem à saúde.  A fruta é indicada, principalmente, para quem tem problema de digestão. O mamão apresenta a frutose como o principal carboidrato, que é mais saudável do que a tradicional sacarose (açúcar branco).

Ele ainda possui fibras solúveis e, mesmo docinho, previne diabetes e obesidade. Ela também traz diversos benefícios para pele, o cabelo e as unhas devido a grande quantidade de vitaminas e minerais que contém. 

O País é o segundo maior produtor e exportador de mamão, com uma produção anual de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas. Possui uma área de 32 mil hectares e exporta a fruta para países da Europa e principalmente, dos Estados Unidos. Ficando atrás, apenas da Índia com uma produção de 5 milhões de toneladas.

Aqui no Brasil, são produzidos os dois tipos: o papaia (havaí) e o formosa. O período de cultivo do mamoeiro pode ser plantado em qualquer época do ano. A planta exigente muita água, tanto no período de crescimento quanto no período de produção. Sem irrigação, as mudas devem ser levadas para o campo no início das chuvas e plantadas em dias nublados ou chuvosos.

O Estado da Bahia é a maior região produtora do país, com 795 mil toneladas, acompanhada de Espírito Santo com 400 mil toneladas e Ceará com 98 mil toneladas, números obtidos em 2014, segundo o levantamento realizado pelo IBGE. Os dois Estados são os principais fornecedores para as empresas atacadistas localizadas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP. A fruta é vendida em caixas que variam desde 7 a 10 quilos. O mamão é colocado em uma embalagem de papelão e inserido em uma rede de isopor. E ainda é envolvido em um papel.

De acordo com o Balanço de Análises e Estatísticas da Comercialização da Companhia, em 2016, o mamão é uma fruta tão importante que ela é umas das principais que movimenta a economia do Entreposto paulista. É o terceiro produto do ranking por toneladas, no setor de frutas, ficando atrás apenas da laranja e da maçã. Neste período, foram comercializadas mais de 130 mil toneladas. Já no primeiro trimestre de 2017, a fruta contabiliza mais de 42 mil t vendidas.

variedades do mamão

Sazonalidades


Mamão Formosa JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Mamão Havaí JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.