Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Maçã
Advertisement

Maçã

Frutas

A macieira é uma frutífera típica de clima temperado, da família Rosaceae. Ela pertence à mesma família da pereira, do pessegueiro, da ameixeira e da cerejeira. A fruta precisa de pequena exigência do frio, apresentando-se apta para produzir satisfatoriamente em condições de inverno brando. A temperatura ideal para o período vegetativo varia de 18 °C a 23 °C, não ultrapassando, no verão, os 25 °C.

Por isso, a região Sul do Brasil se destaca na produção. Sendo que os maiores produtores do País ficam nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que começam a fazer as colheitas no fim de janeiro e o trabalho se mantém até o final de março.

Em 2016, o Brasil produziu mais de 800 mil toneladas da fruta. Segundo o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, aqui, a produção de maçã se concentra em duas cultivares, Gala e Fuji, que representam em torno de 90% da área plantada. A produtividade média no cenário nacional varia de 15 a 30 t/ha de frutos em pomares adultos e conduzidos dentro das modernas técnicas.

A fruta é muito saborosa e rica em nutrientes. A maçã, por exemplo, ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, sendo rica em fibras e com poucas calorias. Ela é muito consumida em in natura, em forma de suco, além de ser utilizada na realização de bolos, sorvetes, tortas e também muito consumida em saladas.

Na Central de Abastecimento do Estado de São Paulo, a produção começa a ficar mais forte a partir do mês junho, principalmente, a maçã nacional da Fuji, segundo o relatório de sazonalidade da CEAGESP. Sendo que no Entreposto paulista, a fruta é uma das principais comercializadas. Ela é comercializada em caixas de 9 e 18 quilos. 

De acordo com o balanço realizado pela Companhia, ela ocupa a quarta posição dos produtos pelo Ranking de Produtos pelo Volume em Toneladas, com 143.504t, em 2016, no cenário geral e a segunda colocação no setor de frutas, ficando atrás apenas da laranja. Já no primeiro trimestre de 2017, foram 34,5 mil t. Muitas empresas atacadistas da CEAGESP comercializam a fruta vinda do município de São Joaquim, que fica localizado em Santa Catarina, sendo que é o maior produtor de maçã do País.

variedades da maça

Sazonalidades


Maçã Nacional Fuji JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Maçã Nacional Gala JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Maçã Estrangeira Granny Smith JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Maçã Estrangeira Red Del JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.