Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Limão

Limão

Frutas

Segundo os dados do SEBRAE, originário da Ásia, a lima ácida Tahiti, chamada popularmente de limão, é uma planta tropical de rápido crescimento, que alcança quatro a seis metros de altura. A copa é arredondada e bem enfolhada. As folhas são de tamanho médio e com formato elíptico.

Os maiores produtores de Limão Tahiti no mundo são o México e o Brasil. A produtividade média brasileira dos pomares de Limão Tahiti é cerca de 20t/há. O Estado de São Paulo responde por 76% da produção nacional de limão. O município de Itajobi, na região de São José do Rio Preto, faz parte do maior polo produtor de limão do mundo, com mais de três milhões de pés. Parte desta produção é exportada todo ano para países da Europa. 

A fruta gosta de clima quente, ela se desenvolve bem entre 23 e 32 graus, principalmente em regiões com alta umidade relativa do ar, que tornam os frutos mais suculentos. Na culinária, ela é muito utilizada em forma de suco, principalmente, como ingrediente na caipirinha, famosa bebida brasileira. Também na forma de limpeza e preparo de alimentos (carnes, massas, bolos, confeitos).

O fruto do limoeiro é muito eficaz no combate a gripes, resfriados e ajuda também a regularizar as taxas de colesterol. Ele possui substâncias cítricas, cálcio, magnésio, vitamina C, bioflavenóides, pectina e limoneno que promovem o sistema imunitário e combatem infecções.

Na maior Central de Abastecimento da América Latina e o terceiro maior do mundo, a CEAGESP, o limão é um dos principais produtos comercializados. Segundo a Companhia, em 2016, foram mais de 100 mil toneladas da fruta. O que coloca entre os 10 mais vendidos. Já no último balanço deste ano, 31 mil t, é o número obtido no primeiro trimestre de 2017.

O limão Tahiti, geralmente, é comercializado em caixas de 12 quilos. De acordo com a tabela de sazonalidade do Entreposto paulista, o item se encontra com uma produção forte a partir de dezembro e vai até o mês de abril. Maio, começa a ficar moderada e de junho a outubro fica completamente fraca. Melhorando em novembro.

 

variedades do limão

Sazonalidades


Limão Taiti JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.