Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Ameixa

Ameixa

Frutas

A ameixa, ela é originária da Ásia e pertencente à família Rosaceae. Os maiores produtores da fruta são os Estados Unidos, China, Romênia, Rússia, Argentina e Chile. O Brasil não produz uma quantidade suficiente para abastecer o cenário interno, por isso, é necessária a importação da fruta. 

Entretanto, as principais regiões produtoras ficam nas Regiões Sul e Sudeste, nos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. O período da safra da fruta vai de dezembro até o mês de fevereiro. No Brasil, são produzidos dois tipos de ameixas, a japonesa que exige temperatura não tão baixa, um clima mais ameno, sendo que ela é mais adaptada às condições dos invernos do Sul do país.

Já do tipo Europeia, com maior exigência em frio para quebra da dormência, constitui a principal espécie de ameixeira cultivada no mundo e serve como base tanto para a oferta de frutas para consumo in natura como também para a produção de ameixas desidratadas.

A ameixa, por exemplo, é uma fruta rica em vitaminas A, B1, B2 e C. Possui também grandes quantidades de fósforo, potássio, magnésio e carboidratos. Sem contar que é ela é uma aliada para quem quer emagrecer, no caso, a desidratada. Para quem quer deixar o corpo em forma para o verão, consumir em boas quantidades é uma boa opção. Sem contar que ajuda quem sofre de problemas relacionados ao estômago. Ela contribui para melhorar o trânsito intestinal, combate a prisão de ventre e mantém o corpo saciado por mais tempo.

Ela pode ser consumida fresca, mas também pode ser cozida para ser utilizada em muitos tipos de doces em caldas, geleias, chutneys e também desidratada, utilizada como alimento energético.

Existem algumas diferenças nas propriedades da ameixa quando ela se encontra fresca ou desidratada. Por exemplo: a ameixa fresca, com apenas 25 calorias, apresenta um excelente teor de vitamina C, vitamina A e potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Já a ameixa seca, ela é desidratada e por isso fica mais doce e concentrada em açúcares simples, porém tem uma baixa carga glicêmica e não causa um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue.

No maior mercado de abastecimento da América Latina, a CEAGESP, a fruta é um dos principais produtos comercializados no Entreposto paulista. Ela está entra as 20 frutas mais vendida. De acordo com o balanço realizado pela Companhia, em 2016, foram mais de 30 mil toneladas de ameixas. Já no primeiro trimestre de 2017, a fruta conseguiu obter uma marca de 9 mil toneladas.

variedades da ameixa

Sazonalidades


Ameixa Estrangeira JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Ameixa Nacional JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.