Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Cenoura

Cenoura

Legumes

Pertencente ao grupo das raízes tuberosas, a cenoura é originária de áreas temperadas da Ásia Central (Índia, Afeganistão e Rússia). Aqui, no Brasil, ela é uma hortaliça cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil, e está entre os cincos principais produtos cultivados no País.

Por ano, são produzidas mais de 25 mil toneladas do legume. Tendo os principais produtores como Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia.

De acordo com a Embrapa, a temperatura é o fator climático mais importante para a produção de raízes. Algo em torno de 10 a 15 ºC favorecem o alongamento e o desenvolvimento de coloração característica, enquanto temperaturas superiores a 21ºC estimulam a formação de raízes curtas e de coloração deficiente. Dependendo da cultivar, das condições de clima e dos tratos culturais, a colheita da cenoura pode ser feita de 80 a 120 dias decorridos da semeadura.

A cenoura é muito utilizada na culinária para pratos frios, principalmente, em saladas. Mas também é consumida em sopas e também em forma de doces como bolos, por exemplo. Muito benéfica à saúde, já que ela possui em suas propriedades, betacaroteno e fibra. Esta vegetal raiz é também uma boa fonte de agentes antioxidantes. Além disso, A Cenoura é rica em Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K, Vitamina B8, Potássio, Ferro, Cobre e Manganês.

Na Central de Abastecimento do Estado de São Paulo, CEAGESP, o legume fica com uma produção forte principalmente no mês de dezembro. Já em janeiro, começa a ficar um pouco fraco e a partir de fevereiro, há uma oscilação entre médio e fraco até novembro. 

Entretanto, a cenoura é um dos produtos mais importantes para o Entreposto paulista. Ela ocupa uma posição de destaque. Sendo que, em 2016, o item ficou entre os 10 mais comercializado no cenário geral. Ficando, exatamente, na segunda colocação, atrás apenas do tomate no setor de legumes. De acordo com o Ranking de Produtos pelo Volume em Toneladas, no ano passado, foram mais de 80 mil t vendidas.  Só no primeiro trimestre de 2017, são mais de 20 mil toneladas.

 

variedades da cenoura


Sazonalidades

Cenoura JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Cenoura com Folhas JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp