Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Chuchu

Chuchu

Legumes

O chuchu está entre as 10 hortaliças mais consumidas no Brasil. Sendo que o País é um dos principais produtores da leguminosa do mundo. Originário da América Central, do México, o fruto se produz melhor em clima quente e úmido. Por isso, as regiões Sudeste e Nordeste se adequam melhor no cultivo desta hortaliça.

O chuchuzeiro não suporta bem temperaturas baixas. O ideal ficaria algo em torno de 18°C a 27°C. Ele pode ser cultivado em locais ensolarados, ou em sombra parcial no início do cultivo, desde que haja uma boa luminosidade. A colheita dura em média de 90 a 120 dias após o plantio.

Muito utilizado nos pratos dos brasileiros na forma cozida e acompanhada de outros legumes. O mesmo é consumido na forma de refogado ou empregado no preparo de cremes, sopas, suflês e saladas. Fontes de poucas gorduras saturadas e por não possuir colesterol, ele é muito benéfico à saúde. Rico em fibra dietética, torna-se um alimento importante para aqueles que tentam manter ou perder peso. 

Os maiores produtores de chuchu ficam nos Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Este por último, produz por ano 100.000 toneladas, em 2.000 hectares de plantio distribuídos por 21 regiões agrícolas e 56 municípios paulistas. A produção está bem concentrada nas regiões agrícolas de Bragança Paulista, São Paulo e Registro. Em cada uma dessas regiões um município é o grande produtor: Amparo na Região Agrícola de Bragança, Iguape em Registro e São Paulo na Região Agrícola de São Paulo, concentram 77% da produção paulista.

O chuchu está entre os 30 produtos mais comercializados em geral no ETSP. Já no setor de legumes, ele ocupa a quinta posição, ficando atrás apenas do tomate, da cenoura, da batata-doce e do pepino respectivamente. Segundo o balanço realizado pela CEAGESP, em 2016, o legume teve um volume aproximadamente de 50 mil em toneladas. Já no primeiro trimestre de 2017, são mais de 13 mil t comercializadas. 

variedades do abacaxi

Sazonalidades

Chuchu JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp