Pepino

Legumes

No maior mercado atacadista da América Latina, a CEAGESP, o pepino, nos meses de março e abril, tem uma produção forte, segundo a planilha de sazonalidade do Entreposto paulista.  É o melhor período para a comercialização deste legume. Porém, a partir de maio até julho, a situação inverte, ficando fraca. Assim, tendo uma leve melhora no mês de agosto.

Isso se explica porque, o pepino é uma espécie que não se adaptada bem ao cultivo sob baixas temperaturas. O desenvolvimento da planta é favorecido por temperaturas superiores a 20°C. Tanto que é originária das regiões quentes do Norte da Índia.

Porém, o país da China é o responsável por aproximadamente 60% da produção mundial, seguida pela Turquia, Irã, Rússia e Estados Unidos.  No Brasil, segundo os dados da Embrapa, a produção anual de pepino ultrapassa a marca de 200 mil toneladas. Tendo o Estado de São Paulo como o principal produtor da hortaliça. 

O pepino é um dos produtos mais comercializados na Central de Abastecimento de São Paulo. Tanto que ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas do tomate, da cenoura e da batata-doce do setor da leguminosa. De acordo com o balanço realizado pela Companhia, o legume, de janeiro a dezembro de 2016, teve mais de 55 mil toneladas vendidas. Já no primeiro trimestre de 2017, foram mais 13 mil toneladas comercializadas. 

As principais variedades encontradas na CEAGESP são dos tipos: Japonês, Comum, Caipira, Holandês, entre outras. Os preços variam e geralmente, ele é comercializado com caixas de 18 quilos. Para o consumo, o pepino é muito utilizado no cardápio dos brasileiros, principalmente, em salada. Sua composição é aproximadamente 95% composto por água, sendo relativamente rico em fibras. Daí a sua importância para o sistema digestivo. Possui baixo teor de calorias e contém pequenas quantidades de vitamina C, folato, potássio e vitamina A, que está contida na casca e que geralmente não é aproveitada.

 

variedades do pepino

Sazonalidades

Pepino Caipira JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Pepino Comum JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Pepino Japones JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Fornecedores Ceagesp