Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Brócolis

Brócolis

Verduras

De acordo com a Embrapa, os brócolis, brócolos ou couve-brócolos são variedades botânicas da espécie Brassica oleracea que pertencem à família Brassicaceae (crucíferas), da qual também fazem parte a couve-flor, o repolho, a couve e espécies distintas como a mostarda, o nabo, o rabanete, o agrião, entre outras.

O consumo de brócolis na América do Sul vem crescendo, ano a ano, e o Brasil ainda é o maior produtor, com 48% do total e 290 mil toneladas por ano (R$ 1,2 bilhão anuais). O Sul é a principal região produtora, tendo o estado de Rio Grande do Sul como o maior produtor.  

No mercado brasileiro, há dois tipos de brócolis: o ramoso e o de inflorescência única, também denominado de cabeça - única, calabrês, japonês, americano ou ninja. O tipo ramoso possui caules com menor diâmetro e ramificações laterais, de colheitas múltiplas, que são comercializadas em maços.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), Atualmente, o consumo médio per capita de brócolis no Brasil é de apenas 1,04 quilos por pessoa ao ano, atrás do Equador, onde a população consome anualmente 1,19 quilos por pessoa. Na liderança do consumo mundial estão os italianos, que consomem 7,24 quilos por pessoa ao ano, seguida dos ingleses, com 5,4 quilos e dos americanos, com 3,80 quilos.

Na CEAGESP, a verdura é a quarta colocada ficando atrás apenas da alface, repolho, milho verde. Segundo a Companhia de Abastecimento, no ano de 2016, foram mais de 15,4 mil toneladas vendidas. De acordo com a tabela de sazonalidade, a produção começa a ficar forte a partir do segundo semestre, do mês de julho e permanece até dezembro. 

 

variedades do brocolis

Sazonalidades


Brócolis JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.