Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Alho-Porró
Advertisement

Alho-Porró

Verduras

O alho-poró, também chamado de alho-porro ou alho-porró, é uma planta bienal, mas é geralmente cultivada como uma planta anual. A verdura vem sendo consumido há milhares de anos, sendo conhecida pelos antigos gregos e romanos. Atualmente, é cultivada praticamente em todo o mundo. 

É uma hortaliça condimentar pertencente à família das Aliáceas, a mesma da cebola, alho e cebolinha, sendo provavelmente nativa da região Mediterrânea.

No Brasil, sua produção está concentrada nos estados do Sul e do Sudeste. A principal região produtora de é o cinturão verde de São Paulo, mais especificamente a região de Piedade (SP). O alho-porro é muito utilizado na cozinha brasileira, além de ser muito benéfico à saúde.

“O alimento apresenta consideráveis teores de vitaminas A, B e C. Seu sabor é mais suave comparado ao da cebola. O ácido fólico ajuda a manter o equilíbrio da homocisteína no sangue prevenindo doenças cardiovasculares. E as vitaminas A e C tem função importante no sistema imune. O alho-poró também possui compostos como a alicina, que tem efeito antibacteriano, antiviral, antifúngico e antioxidante, neutralizando os radicais livres produzidos pelo corpo” ressalta a nutricionista Roberta Escolástico. 

Na CEAGESP, de acordo com o balanço realizado pela Companhia, em 2016, o alimento teve a comercialização de mais de 747 toneladas. O que o coloca entre os mais vendidos do setor de verdura. Segundo a tabela de sazonalidade, entre os meses de agosto e dezembro, é o melhor período para a realização da compra no Entreposto paulista. 

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.